A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) divulgou na passada sexta-feira, dia 1 de janeiro, uma reflexão sobre os “desafios pastorais” da pandemia, falando num “escândalo” por causa da solidão e abandono dos idosos, particularmente afetados pela Covid-19.
“O modelo e o funcionamento dos lares devem ser profundamente repensados, tanto no que se refere ao equilíbrio do seu financiamento e gestão pelo Estado e por entidades da sociedade civil, como no respeitante à diferenciação dos serviços aí prestados e à articulação com as famílias”, refere o texto enviado à Agência ECCLESIA.
“A questão dos idosos e a ideia de que são descartáveis é um escândalo que se revelou em toda a sua brutalidade. Devemos isolar de nós o vírus e não o idoso, tornando-o desumanamente solitário”, acrescentam os responsáveis católicos.
O documento evoca as experiências dos últimos meses, em que muitas pessoas acabaram por “morrer na solidão”.
“Quantos, nos hospitais, nos lares e nas famílias viviam e morriam já na solidão?”, questiona a CEP.
A reflexão “Desafios pastorais da pandemia à Igreja em Portugal”, com 53 pontos, foi aprovada a 13 de novembro de 2020 na Assembleia Plenária da CEP.
O texto divulgado no primeiro dia de 2021 vem no seguimento do documento “Recomeçar e Reconstruir – Reflexão da CEP sobre a sociedade portuguesa a reconstruir depois da pandemia Covid-19”, aprovado a 16 de junho do último ano.
Os bispos começam por dirigir-se a quantos foram diretamente atingidos pela pandemia e sofrem “nas suas casas e famílias, nos lares e nos hospitais, na Igreja e suas instituições”, os que choram a morte de entes queridos e os que “perderam ou viram substancialmente reduzidos os seus rendimentos necessários a uma vida condigna”.
A prioridade da vida, indica a CEP, deve sobrepor-se ao “conceito de lucro na saúde”.
Os bispos portugueses analisam o impacto do confinamento e propõem-se a “reunir pessoas atingidas pela experiência do sofrimento, que caminhem lado a lado e rezem na companhia de quem sofre”.
Fonte: www.diariodominho.pt/2021/01/01/bispos-denunciam-escandalo-da-solidao-e-abandono-dos-idosos/
você pode gostar
-
Quer pedir a reforma este ano? Saiba que documentos precisa e quanto vai receber
-
Lares acolheram mais de mil idosos abandonados em hospitais
-
Covid-19: Região de Leiria não consegue contratar pessoas para apoiar lares
-
Covid-19: Catarina Martins alerta para surtos em lares e diz que “ninguém é descartável”
-
Covid-19: Equipas de lares vão precisar de apoio psicológico – provedor