A primeira fase do projeto de georeferenciação de idosos que está a ser promovido pela Câmara de Vila Franca de Xira em parceria com as juntas de freguesia daquele concelho já reportou a existência de pelo menos 84 pessoas idosas a viverem em situação de isolamento ou sem acompanhamento familiar direto.
São números que reportam a uma primeira etapa do projeto, ainda em implementação e onde já aderiram as freguesias de Vialonga e a União de Castanheira do Ribatejo e Cachoeiras. As restantes juntas de freguesia estão agora a ser contactadas pelos responsáveis do projeto.
A informação foi avançada na última semana em assembleia municipal pela vereadora com o pelouro da Ação Social, Helena de Jesus. O projeto Pontes, co-financiado por verbas do quadro comunitário Portugal 2020, visa georeferenciar e identificar a população idosa que vive sozinha ou em risco de isolamento social. Pretende ajudar a criar parcerias entre instituições de solidariedade social, juntas de freguesia, comércio local, farmácias e vizinhos, no sentido de ajudar os mais velhos a não ficarem totalmente esquecidos.
No âmbito da pandemia continuam em funcionamento duas linhas gratuitas de apoio do município, uma de apoio aos idosos e outra de apoio psicológico. A linha de apoio ao idoso está disponível 24 horas por dia e recebeu 1310 contactos desde o início do ano. A linha de apoio psicológico, que ajuda a lidar com impactos negativos da pandemia como o isolamento e a ansiedade, recebeu 79 contactos desde que foi disponibilizada à população, em março.
você pode gostar
-
Quer pedir a reforma este ano? Saiba que documentos precisa e quanto vai receber
-
Lares acolheram mais de mil idosos abandonados em hospitais
-
Covid-19: Região de Leiria não consegue contratar pessoas para apoiar lares
-
Covid-19: Catarina Martins alerta para surtos em lares e diz que “ninguém é descartável”
-
Covid-19: Equipas de lares vão precisar de apoio psicológico – provedor