isolamento

Vila Franca de Xira cria programa de apoio a idosos que vivem sozinhos

A primeira fase do projeto de georeferenciação de idosos que está a ser promovido pela Câmara de Vila Franca de Xira em parceria com as juntas de freguesia daquele concelho já reportou a existência de pelo menos 84 pessoas idosas a viverem em situação de isolamento

A primeira fase do projeto de georeferenciação de idosos que está a ser promovido pela Câmara de Vila Franca de Xira em parceria com as juntas de freguesia daquele concelho já reportou a existência de pelo menos 84 pessoas idosas a viverem em situação de isolamento ou sem acompanhamento familiar direto.

São números que reportam a uma primeira etapa do projeto, ainda em implementação e onde já aderiram as freguesias de Vialonga e a União de Castanheira do Ribatejo e Cachoeiras. As restantes juntas de freguesia estão agora a ser contactadas pelos responsáveis do projeto.

A informação foi avançada na última semana em assembleia municipal pela vereadora com o pelouro da Ação Social, Helena de Jesus. O projeto Pontes, co-financiado por verbas do quadro comunitário Portugal 2020, visa georeferenciar e identificar a população idosa que vive sozinha ou em risco de isolamento social. Pretende ajudar a criar parcerias entre instituições de solidariedade social, juntas de freguesia, comércio local, farmácias e vizinhos, no sentido de ajudar os mais velhos a não ficarem totalmente esquecidos.

No âmbito da pandemia continuam em funcionamento duas linhas gratuitas de apoio do município, uma de apoio aos idosos e outra de apoio psicológico. A linha de apoio ao idoso está disponível 24 horas por dia e recebeu 1310 contactos desde o início do ano. A linha de apoio psicológico, que ajuda a lidar com impactos negativos da pandemia como o isolamento e a ansiedade, recebeu 79 contactos desde que foi disponibilizada à população, em março.

Fonte: https://omirante.pt/sociedade/2020-12-20-Vila-Franca-de-Xira-cria-programa-de-apoio-a-idosos-que-vivem-sozinhos