O envelhecimento é um processo inevitável e, com ele, surgem especificidades que devem ser consideradas para uma melhoria na qualidade de vida, tanto física quanto mental.
A OMS (Organização Mundial da Saúde) classifica como “idosos” os indivíduos maiores de 60 anos nos países em desenvolvimento e acima de 65 anos nos países desenvolvidos.
“Fazer uma atividade prazerosa que traga resultados benéficos aos indivíduos desta faixa etária pode aumentar a longevidade e fazer com que os idosos sejam mais felizes“, refere o professor dos cursos de bacharelado e licenciatura em Educação Física do Centro Universitário Internacional Uninter, Carlos Alberto Holdefer.
“Vale salientar que a segurança de estar em condições para realizar atividades físicas é primordial, e para tal deve ser consultado um médico”, explica.
Segundo Carlos Alberto Holdefer, para evitar que problemas físicos e mentais comprometam a qualidade de vida, é importante a prática de atividade física durante todas as etapas da vida. “Isso permitirá que a terceira idade seja repleta de oportunidades e possibilidades para ter uma vivência mais leve, agradável e proveitosa”, salienta.
Outro campo importante a ser considerado é o psicológico, refere, pois os idosos tendem a ser mais carentes, visto que, de maneira geral, são aposentados e essa “desocupação” pode ter impacto num desequilíbrio emocional.
“Com a cabeça ocupada, seja em pequenas tarefas domésticas, fazendo caminhadas ou desempenhando alguma atividade, os idosos tendem a retardar a inatividade”.
Fonte: https://diariodamanha.com/noticias/importancia-da-atividade-fisica-para-os-idosos/
você pode gostar
-
Estudo indica que sono profundo limpa “resíduos do cérebro”
-
Dieta rica em alimentos fritos aumenta o risco de episódios cardiovasculares graves
-
Covid-19: Fadiga, falta de respostas e comunicação explicam comportamentos – Psicólogos
-
Consumo continuado de mirtilo tem um forte impacto no fígado – investigação
-
Consenso Nacional de Menopausa destaca “quatro novas opções terapêuticas”