Fisioterapia Gerontológica

A Fisioterapia Gerontológica e a Saúde Mental do Idoso

Muitas vezes se ouve falar que o profissional da fisioterapia é responsável apenas em cuidar da parte física do corpo.

Muitas vezes se ouve falar que o profissional da fisioterapia é responsável apenas em cuidar da parte física do corpo. Como tratamentos para: doenças ortopédicas, neurológicas e respiratórias. Porém, nos últimos tempos, tem ficado cada vez mais evidente o reflexo da  saúde mental no corpo do ser humano, principalmente em idosos, que são pessoas que carregam uma história de vida extensa. 

Assim, tanto a Fisioterapia Gerontológica como outras áreas de saúde especializadas no tratamento do idoso são importantes.

Estudos apontam que muitas das dores físicas são provenientes de problemas psíquicos. E que se não houver resolução das mesmas não conseguiremos evoluir na melhora de uma condição física. Exemplo: tensões musculares, dores na articulação temporomandibular, “bruxismo”.

Muitos tratamentos de transtornos mentais têm como padrão de evidência o uso de medicamentos. Porém, grande parte dos pacientes não alcança os benefícios da remissão total ou apresentam efeitos colaterais. Dessa forma, práticas da medicina complementar e alternativa surgem como recurso.  Ou seja, incluir um tratamento fisioterápico pode ajudar.

Para atingir determinados objetivos estabelecidos nos planos terapêuticos, cada fisioterapeuta gerontológico recorre a conceitos, práticas e técnicas diversas. Entre elas, podemos citar a consciência e imagem corporal, técnicas de meditação antes do início das sessões, ioga, tai chi chuan, terapia floral, homeopatia, fitoterapia, hipnose terapêutica, estimulação nervosa, massoterapia, realidade virtual e terapia craniossacral.

Muitas vezes é importante a atuação em conjunto com profissionais multidisciplinares em questões de saúde mental. Inclusive do Fisioterapeuta especializado em Gerontologia. Estudos mostram que a atuação da equipa multidisciplinar resulta em melhores desfechos para o paciente.

Fonte: https://idosos.com.br/fisioterapia-gerontologica-e-saude-mental-do-idoso/