apoio idosos

Associação de Bragança anima Natal dos idosos com serenatas e miniconcertos

Os membros da associação Montes de Festa vão tocar junto às instituições, “no exterior dos edifícios ou em espaços devidamente preparados para o efeito” temas do cancioneiro tradicional português.

A associação Montes de Festa decidiu animar o Natal dos idosos de Bragança com miniconcertos e serenatas à porta das instituições do concelho para aliviar os efeitos da pandemia na comunidade, divulgaram na passada sexta-feira, dia 4 de dezembro, os promotores.

A associação foi criada por jovens há quatro anos para dinamizar a música tradicional e o meio rural, e é responsável pelo Festival D´Onor, o evento que anima anualmente a aldeia comunitária dividida entre Portugal e Espanha, considerada uma das sete maravilhas de Portugal.

O festival, previsto para julho, foi cancelado este ano devido à pandemia Covid-19 que vai também alterar as tradições da quadra que se aproxima e a associação decidiu tentar dar um novo fôlego ao espírito de Natal onde faz mais falta, que é junto da comunidade”.

Para assinalar a quadra, começaram neste domingo e repetem nos próximos fins de semana “miniconcertos/serenatas em nove Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho de Bragança, do meio rural e urbano, salvaguardando todas as normas de segurança” impostas pela pandemia, como indica o representante, David Vaz.

Os membros da Montes de Festa vão tocar junto às instituições, “no exterior dos edifícios ou em espaços devidamente preparados para o efeito” temas do cancioneiro tradicional português, com instrumentos de Trás-os-Montes, como a gaita-de-foles, a caixa e o bombo.

Fonte: https://observador.pt/2020/12/05/associacao-de-braganca-anima-natal-dos-idosos-com-serenatas-e-miniconcertos/