cuidador_informal

Dia Mundial do Cuidador Informal

Amanhã, dia 5 de novembro, celebra-se o dia Mundial do Cuidador Informal.

Amanhã, dia 5 de novembro, celebra-se o dia Mundial do Cuidador Informal e o Município de Cantanhede, através do Projeto Cuidin, associa-se a esta data que consiste em homenagear quem se dedica a cuidar daqueles que não o podem fazer por si próprios.

Em fase de implementação no Município de Cantanhede desde setembro, o Projeto Cuidin foi objeto de uma candidatura apresentada ao programa Iniciativa de Empreendedorismo e Inovação Social (IIES), beneficiando de financiamento do Fundo Social Europeu e do Estado Português. A entidade promotora é o Centro de Estudos e Investigação em Saúde da Universidade de Coimbra (CEISUC), em parceria com Centro de Estudos e Desenvolvimento em Cuidados Continuados e Paliativos (CEDCCP) da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, e tem como investidores sociais o Município de Cantanhede e o Biocant -Associação de Transferência de Tecnologia.

A iniciativa parte do reconhecimento da necessidade de dignificar, credibilizar, apoiar e capacitar o papel do cuidador informal, o que está a ser concretizado através de uma rede integrada de capacitação e qualificação dos cuidadores informais e suportada numa rede de apoio social e interdisciplinar, baseada numa intervenção com fundamentos técnico-científicos e pedagógicos, geradora de impacto social”, sublinha o Município.

O Projeto Cuidin procura dar resposta a esses desafios, nomeadamente com ações direcionadas para as cerca de 450 pessoas que, no Município de Cantanhede, têm alguém em situação de dependência a seu cargo.

DOWNLOAD GRATUITO

Dignus4

(Irá receber um email com o link de download.)