listas de espera

Hospital de Santo António: Recuperação listas de espera

Hospital de Santo António promove programa pioneiro para recuperar cirurgias de ambulatório.

O Hospital de santo António, inserido no Centro Hospitalar Universitário do Porto (CHUP), vai levar a cabo um programa pioneiro de recuperação de cirurgias em lista de espera.

Ao todo 52 profissionais de saúde, desde médicos, enfermeiros a assistentes operacionais, decidiram dedicar o dia a “recuperar a lista de espera” de cirurgias de ambulatório. O modelo irá repetir-se até ao final do ano, num total de cirurgias a rondar as 160.

Isto não é inédito, mas neste momento em que a nossa atividade hospitalar clássica está muito condicionada pelo combate à Covid-19, temos de ser criativos. A cirurgia de ambulatório não necessita de internamento e cuidados intensivos, pelo que nos dá uma oportunidade de alguma forma manter atividade e recuperar algumas listas de espera, descreveu à agência Lusa o diretor clínico do CHUP, José Barros.

Em causa estão cirurgias de cinco especialidades diferentes. Cataratas, síndromes do túnel do canal do carpo, varizes ou hérnias cervicais são algumas das situações.