apoio idosos

Associação de Famalicão usa dinheiro de prémio para apoiar 60 idosos confinados em casa

A Engenho – Associação de Desenvolvimento Local do Vale do Este – V. N. de Famalicão foi contemplada com o prémio BPI- la Caixa – 2020 com o projeto “Estar Mais Perto de Quem Mais Precisa”, anunciou a associação.

A Engenho – Associação de Desenvolvimento Local do Vale do Este – V. N. de Famalicão foi contemplada com o prémio BPI- la Caixa – 2020 com o projeto “Estar Mais Perto de Quem Mais Precisa”, anunciou a associação.

Em comunicado, a Engenho anuncia que será criada uma unidade móvel de apoio geriátrico que “visa restabelecer ou reforçar laços sociais, serviços de proximidade e apoios terapêuticos e de saúde junto dos idosos que estão confinados em casa”.

Esta unidade, a funcionar muito em breve, vai realizar visitas domiciliárias a pelo menos 60 pessoas idosas em situação de mobilidade reduzida e vulnerabilidade social e de saúde, nas comunidades locais do território de intervenção da Engenho.

As primeiras visitas serão para fazer a avaliação diagnóstica e conceber o plano individual do idoso.

Esta unidade móvel terá uma equipa multidisciplinar, com o apoio orientado de jovens voluntários, que será responsável por proporcionar contactos regulares com a família e amigos através de equipamento interativo de comunicação e por desenvolver sessões individuais de estimulação cognitiva, sensorial e psicomotora pelo menos duas vezes por semana, com cada um dos beneficiários do projeto, para além da prestação dos serviços básicos.

Paralelamente pretende-se promover a solidariedade intergeracional com voluntariado jovem, e a autonomia dos idosos que estão em casa, aumentando a sua capacidade de resiliência e a dos seus cuidadores”, refere o responsável.

O prémio atribuído foi 37.675,00 euros que será destinado à “aquisição de viatura de nove lugares, aquisição de material de apoio geriátrico e ajudas técnicas”.

A equipa técnica multidisciplinar- psicólogo, assistente social, enfermeiro e psicomotricista, será assumida pela Engenho, com o apoio da Câmara de Famalicão, na qualidade de entidade parceira deste projeto.

DOWNLOAD GRATUITO

Dignus4

(Irá receber um email com o link de download.)