saúde mental

Covid-19: 58% dos Europeus sofrem de distúrbios psicológicos

6000 entrevistas conduzidas pelo instituto Elma Research para a Angelini Pharma em seis países europeus apontam para um forte impacto do confinamento na saúde mental.

6000 entrevistas conduzidas pelo instituto Elma Research para a Angelini Pharma em seis países europeus apontam para um forte impacto do confinamento na saúde mental. As conclusões-chave mostram um maior impacto em Espanha, Grã-Bretanha e Itália, onde a incidência da Covid-19 foi mais elevada; recurso a ajuda profissional e pesquisa de informação limitada (apenas uma em quatro); boa consciência do risco dos distúrbios psicológicos (três em cada quatro pessoas reconhecem que poderiam estar sujeitas a este tipo de perturbação); o principal impacto dos distúrbios psicológicos está relacionado com a qualidade de vida, particularmente a dos casais; três em cada quatro cidadãos pedem um maior empenho no apoio a doentes por parte do Estado; o estigma continua a caraterizar estes distúrbios: a maioria das pessoas pensa que são uma causa de vergonha e constrangimento.

A pandemia Covid-19 colocou desafios muito exigentes à nossa sociedade: confrontámo-nos com um vírus desconhecido que colocou em causa a nossa integridade e que nos obrigou a mudar de hábitos com uma brutal rapidez. Para além das consequências diretas do vírus na nossa saúde, o que inclui sintomas neuropsiquiátricos cuja extensão permanece desconhecida, a pandemia atingiu de forma muito significativa a saúde mental de todos, em particular das populações mais vulneráveis”, explica Pedro Morgado, psiquiatra e professor da Escola de Medicina da Universidade do Minho.

A ansiedade, o stress e as alterações do sono dominaram as respostas iniciais, contribuindo para uma adaptação à nova realidade. Contudo, algumas pessoas evidenciaram problemas clinicamente significativos que necessitam de gestão e acompanhamento adequados”, acrescenta o especialista.

Fonte: https://raiox.pt/covid-19-58-dos-europeus-sofrem-de-disturbios-psicologicos/

DOWNLOAD GRATUITO

Dignus4

(Irá receber um email com o link de download.)