insuficiência cardíaca

Grupo no setor da saúde aponta medidas para diminuir impacto da insuficiência cardíaca

Medidas propostas visam a criação de uma resposta coerente para a gestão da insuficiência cardíaca em Portugal, otimizando custos que podem ajudar o Serviço Nacional de Saúde em caso de agravamento da pandemia de Covid-19.

Um grupo multidisciplinar no setor da saúde, onde se incluem deputados, ex-ministros, representantes de entidades reguladoras, profissionais de saúde, doentes e associações do setor, apresentou uma proposta para melhorar a gestão da insuficiência cardíaca (IC) em Portugal.

Os autores alertam para uma maior urgência na necessidade de implementação de iniciativas baseadas na evidência e custo-efetivas no sentido de limitar a carga pessoal e os gastos com hospitalizações, muitas vezes evitáveis e frequentemente observadas na IC.

Este documento de consenso teve a coordenação científica da Heart Failure Policy Network (HFPN), rede europeia que pretende consciencializar para as necessidades dos doentes com insuficiência cardíaca e seguiu o “Método do Consenso”, desenvolvido pelo Instituto de Saúde Pública da Universidade Católica Portuguesa. A iniciativa contou com o apoio da Novartis e da Medtronic.

De entre as medidas apresentadas no documento, destaca-se a necessidade de criação de um Plano Assistencial Integrado em IC que deverá contar com uma rede de referenciação entre cuidados de saúde primários (centros de saúde, USFs, ACES) e secundários (hospitais). Esta rede deve ter critérios de acesso claros, permitindo uma distribuição adequada entre as complexidades de cada pessoa com IC e as competências dos diferentes níveis de cuidados.

O grupo propõe ainda a uniformização de critérios e a partilha de informação entre os diferentes níveis de cuidados, o que permitirá o desenvolvimento de um registo uniforme e robusto em insuficiência cardíaca. É também proposto que os cuidados sejam monitorizados e avaliados, através da criação de um painel de indicadores comum entre os vários níveis de cuidados.

Fonte: www.newsfarma.pt/noticias/9703-grupo-no-setor-da-sa%C3%BAde-aponta-medidas-para-diminuir-impacto-da-insufici%C3%AAncia-card%C3%ADaca.html

DOWNLOAD GRATUITO

Dignus4

(Irá receber um email com o link de download.)