saúde mental

Curso online gratuito de saúde mental disponível para todos

Os portugueses têm a partir desta sexta-feira um curso online gratuito sobre saúde mental que ensina a identificar sinais de alerta e a encontrar soluções num ano em que a pandemia tem desafiado a saúde mental de muitas pessoas.

Os portugueses têm a partir desta sexta-feira, 9 de outubro, um curso online gratuito sobre saúde mental que ensina a identificar sinais de alerta e a encontrar soluções num ano em que a pandemia tem desafiado a saúde mental de muitas pessoas.

O projeto foi desenvolvido pela ManifestaMente, uma iniciativa cidadã pela saúde mental, com o patrocínio do Programa Nacional para a Saúde Mental (PNSM), no âmbito dos projetos de apoio financeiro da Direção-Geral da Saúde, e tem como objetivo “promover a literacia em saúde mental e combater o estigma associado às doenças mentais”.

O ‘Kit básico de saúde mental’ é um minicurso online em português, gratuito, com a duração de cerca de uma hora e meia que aborda os temas que achamos que são fundamentais e que toda a gente deve saber sobre a saúde mental”, disse à agência Lusa a vice-presidente da Manifestamente e coordenadora do projeto, Beatriz Lourenço.

Não é preciso a pessoa ter algum problema de saúde mental para fazer sentido assistir a este curso. Pelo contrário, é numa ótica mesmo da promoção da saúde mental e até da prevenção de algum problema de saúde mental que possa surgir”, explicou a psiquiatra, adiantando que é “uma forma complementar aos serviços que já existem”.

Lançado na véspera do Dia Mundial da Saúde Mental, o curso pretende ajudar a população a proteger a sua saúde mental, “mas também alerta para os sinais que podem significar” que a pessoa deve procurar algum tipo de ajuda para si ou para terceiros, e “apela a alguma reflexão individual”.

O curso foi desenvolvido por uma equipa multidisciplinar (psicólogos, psiquiatras, enfermeiros e outros especialistas em saúde e comunicação) e pode ser assistido no site da associação.

DOWNLOAD GRATUITO

Dignus4

(Irá receber um email com o link de download.)