Uma exposição, uma conversa integeracional e até atividades das “Velhas Bonitonas”. Portimão vai assinalar, ao longo do mês de outubro, o Dia Mundial do Idoso com um “outro olhar sobre o processo do envelhecimento”.
O objetivo, explica a Câmara de Portimão, é “sensibilizar a população para o que significa ser uma pessoa de idade avançada, através de uma abordagem inovadora que conduza ao repensar deste processo como algo natural, consciente e construtivo”.
Devido à situação de confinamento vivida desde março, existem claros indícios de que as pessoas com mais idade sentiram de forma acentuada o distanciamento social a que foram sujeitas. Nesse sentido, este ano a comemoração do Dia do Idoso (1 de Outubro), em Portimão, inclui propostas que celebram o processo de envelhecimento de forma inovadora, intergeracional e criativa.
Para dia 1 está agendada para as 15h00, na Casa Manuel Teixeira Gomes, a abertura da exposição fotográfica “Sorrisos – Um olhar sobre o envelhecimento” que ficará patente até 31 de Outubro.
A mostra é o resultado de uma recolha fotográfica de rostos de mulheres e homens de idade que residem no município, em colaboração com os centros de convívio sénior e centros comunitários, a que se juntam fotos de idosos com 100 ou mais anos.
Segue-se a 14 de outubro uma conversa intergeracional que vai reunir na Casa Manuel Teixeira Gomes, a partir das 15h00, algumas destas pessoas de idade mais avançada que mostraram o seu rosto na exposição e várias crianças e jovens que também contribuíram com o seu olhar para as legendas da mesma.
Ainda por ocasião do Dia do Idoso, ao longo do mês de outubro, o executivo camarário fará chegar às instituições de acolhimento sénior alguns presentes lúdicos, bem como uma lembrança às pessoas com 100 ou mais anos a residirem no concelho.
Artigo completo em: www.sulinformacao.pt/2020/09/portimao-celebra-dia-mundial-do-idoso-ao-longo-de-outubro/
você pode gostar
-
Dieta rica em alimentos fritos aumenta o risco de episódios cardiovasculares graves
-
Lares acolheram mais de mil idosos abandonados em hospitais
-
Covid-19: Região de Leiria não consegue contratar pessoas para apoiar lares
-
Covid-19: Fadiga, falta de respostas e comunicação explicam comportamentos – Psicólogos
-
Consumo continuado de mirtilo tem um forte impacto no fígado – investigação