dados genéticos

Brasil anuncia conclusão do maior banco de dados genéticos de idosos da América Latina

Investigadores brasileiros concluíram o maior banco de dados genéticos de idosos da América Latina, com os quais esperam identificar mutações responsáveis por várias doenças e aumentar a medicina de precisão.

Investigadores brasileiros concluíram o maior banco de dados genéticos de idosos da América Latina, com os quais esperam identificar mutações responsáveis por várias doenças e aumentar a medicina de precisão, foi anunciado na passada quarta-feira, 23 de setembro.

O estudo também permitirá estimar a incidência de variações genéticas na população brasileira e encontrar variantes que podem ser decisivas para o envelhecimento saudável, entre outras aplicações, conforme explicitado numa nota divulgada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

A investigação, cujos resultados foram publicados no portal BioRxiv e ainda não revistos por outros investigadores, foi realizada por cientistas da Universidade de São Paulo (USP), que sequenciou o genoma completo de 1171 idosos residentes no estado de São Paulo.

É o maior banco de DNA de idosos da América Latina e de uma população altamente miscigenada como a brasileira, fruto de um trabalho iniciado há mais de 10 anos”, disse Mayana Zatz, uma das autoras da investigação citada pela Fapesp.

Os idosos foram escolhidos como população-alvo para sequenciamento do genoma por já terem passado da idade de início de manifestação de uma série de doenças que surgem na velhice, como o Alzheimer e Parkinson, entre outras”, acrescentou a investigadora.

Ao longo da investigação foram encontradas mais de 76 milhões de variações genéticas, das quais dois milhões são inéditas, ou seja, ainda não foram catalogadas em bancos genómicos de outros países, onde predominam dados de populações europeias.

Os dados compilados podem contribuir para o diagnóstico de doenças raras através de testes genéticos e, futuramente, auxiliar em tratamentos personalizados de acordo com o perfil genético de cada paciente.

DOWNLOAD GRATUITO

Dignus4

(Irá receber um email com o link de download.)