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Economia e saúde são as principais preocupações dos consumidores – estudo

A confiança dos consumidores em Portugal caiu no segundo trimestre e ficou abaixo da média dos consumidores europeus, destacando-se a economia e a saúde como as principais preocupações dos inquiridos.

A confiança dos consumidores em Portugal caiu no segundo trimestre e ficou abaixo da média dos consumidores europeus, destacando-se a economia e a saúde como as principais preocupações dos inquiridos, segundo um estudo divulgado onte, 14 de setembro.

O estudo “The Conference Board Global Consumer Confidence Survey”, feito em colaboração com a consultora Nielsen, indica que “o grau de confiança registado entre os consumidores portugueses registou uma quebra de 31 pontos no segundo trimestre [ficando em 63 pontos] em comparação com período homólogo“, um valor abaixo da média europeia (74 pontos).

De acordo com o comunicado ontem divulgado, apesar de a tendência de quebra se verificar nos países europeus mais próximos, “em Portugal esta diminuição é especialmente notória”.

As maiores preocupações dos consumidores portugueses no segundo trimestre foram a economia (referida por 47% dos inquiridos) e a saúde (46%).

O valor alcançado para o fator saúde atinge neste período uma marca histórica, evidenciando o efeito e os novos receios associados à pandemia da Covid-19” (a preocupação com a saúde era referida por 30% dos inquiridos no trimestre anterior), segundo as conclusões do estudo.

O emprego aparece como a terceira preocupação.

Já o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal não aparece no pódio das preocupações, enquanto no primeiro trimestre do ano ocupava a segunda posição.

Ainda segundo o estudo, 80% dos inquiridos estão pessimistas quanto ao emprego e cerca de 70% não têm perspetivas positivas sobre as suas finanças pessoais.

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