isolamento idosos

PSP de Viseu identificou 10 idosos em situação de fragilidade

A PSP de Viseu tem referenciados 10 idosos em situação de fragilidade. A força de segurança voltou a contactar com a população mais velha durante a operação “Solidariedade Não Tem Idade 2020”, que decorre até 25 de setembro.

PSP de Viseu tem referenciados 10 idosos em situação de fragilidade. A força de segurança voltou a contactar com a população mais velha durante a operação “Solidariedade Não Tem Idade 2020”, que decorre até 25 de setembro.

Os agentes sinalizaram 33 idosos, mas apenas uma dezena vive numa situação mais preocupante “pela idade, pelo isolamento ou pelo afastamento dos familiares mais próximos”, salienta o comandante Vítor Rodrigues.

Temos contactado todos. Mas esta dezena que temos merece-nos mais preocupação, porque os familiares mais próximos estão longe e eles vivem mais sozinhos e com menor acompanhamento”, frisa.

Alguns dos idosos já são ajudados pelas instituições sociais no terreno. “Há alguns casos que também estão próximos quer da Segurança Social quer do apoio social da Câmara, que já dão algum apoio, mesmo a nível da limpeza da casa e da alimentação. Mas nós continuamos a seguir e a trabalhar muito de perto com estas instituições, relata Vítor Rodrigues. 

O superintendente garante ainda que a polícia está presente e próxima dos cidadãos mais velhos e conta o caso de uma idosa que é visitada todos os dias por agentes da PSP. “Ela gostava muito de ler o jornal. Ao fim do dia, os nossos elementos passam pela casa e entregam o jornal que recebemos na esquadra”.

A nível nacional, a PSP fez 1142 contactos a idosos numa operação que envolveu 431 agentes, que detetaram 206 idosos em situação de risco social e sinalizaram 185 para instituições de apoio social.

DOWNLOAD GRATUITO

Dignus4

(Irá receber um email com o link de download.)