AVC

O que acontece dentro da cabeça quando ocorre um AVC?

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é a segunda causa de morte do mundo e de acordo com a World Stroke Organization, todos os anos há cerca de 13 milhões de novos casos de AVC mundialmente.

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é a segunda causa de morte do mundo e de acordo com a World Stroke Organization, todos os anos há cerca de 13 milhões de novos casos de AVC mundialmente.

Mesmo com tantos mistérios que ainda envolvem o cérebro, é impossível não perceber quantas doenças podem atingi-lo e prejudicá-lo de diversas formas, desde as mais raras, como as neurodegenerativas, até às mais comuns. 

Mas o que acontece dentro da cabeça de uma pessoa que sofre um AVC?

Antes é preciso entender a diferença entre os dois tipos mais comuns de AVC: o isquémico e o hemorrágico. “Cerca de 87% dos AVCs são classificados como isquémico, ou seja, eles ocorrem quando um vaso que fornece sangue ao cérebro está obstruído. O hemorrágico, que representa cerca de 13% dos casos de AVC, é causado quando há uma rutura de um vaso por aneurisma ou hipertensão arterial e consequentemente sangramento no cérebro“, explica a médica neurologista Jullyanna Shinosaki.

Sinais

Dependendo da parte do cérebro atingida, o paciente começará a demonstrar sinais externos e visíveis súbitos, como:

• Fraqueza ou formigueiros (mais frequentemente num lado do corpo);

• Dificuldade em falar;

• Boca torta;

• Alteração na visão;

• Dificuldade de equilíbrio e/ou coordenação dos membros;

• Dor de cabeça súbita, intensa e sem causa aparente (na maioria das vezes, sinal de AVC hemorrágico, e não isquémico)

Durante um AVC, cerca de 1,9 milhões de neurónios morrem por minuto, e o principal tratamento disponível pode ser feito em até 4,5 horas a partir do início dos sintomas, o que demonstra a necessidade de agir rápido para que os danos sejam reduzidos“, acrescenta.

Além dos óbitos causados pelo AVC, cerca de 50% dos sobreviventes passam a ter sequelas, que levam à dependência parcial ou total, e até 30% desenvolvem algum tipo de demência nos meses seguintes. A reabilitação de um paciente atingido por um AVC pode ser feita nos Centros Especializados em Reabilitação. A reabilitação é parte fundamental para recuperar a autonomia dos pacientes e aumentar sua qualidade de vida.

DOWNLOAD GRATUITO

Dignus4

(Irá receber um email com o link de download.)