gnr

GNR apura necessidades de 54 idosos do concelho do Bombarral

Objetivo: “promover o contacto de proximidade e a avaliação das necessidades da população”.

A GNR e o município do Bombarral realizaram durante o mês de julho visitas a 54 idosos registados nos censos sénior do concelho, com o objetivo de “promover o contacto de proximidade e a avaliação das necessidades da população”.

Em resultado destas visitas conjuntas “ficaram sinalizados 11 idosos para futuro acompanhamento” a nível psicológico.

Num balanço da iniciativa, através de um comunicado divulgado na passada quinta-feira, dia 30 de julho, a GNR “destaca as avaliações do estado mental das pessoas, no momento, e a possibilidade de intervenção psicológica no local e/ou posterior encaminhamento para consulta de psicologia”.

Face à situação de pandemia de Covid-19, poderá ser necessário a normalização de reações ou emoções mais negativas pelas quais as pessoas estejam a passar, mas que não tenham forma (por vezes até motivação) de contactar a linha de apoio psicológico disponibilizada pelo município”, adianta.

Por outro lado, “esta foi também uma oportunidade de detetar possíveis situações de violência doméstica, negligência e maus-tratos que poderão estar a ocorrer de forma dissimulada”.

Os idosos receberam uma listagem, elaborada pelo município e juntas de freguesia do concelho, que trabalharam no sentido de reunir os contactos de empresas (talhos, mercearias, peixarias, farmácias), que disponibilizam serviço de entregas ao domicílio.