caminhar

Estudo mostra como caminhar pela praia melhora o humor e o bem-estar

Os resultados do estudo são publicados na Environmental Research.

Muito ouvimos falar da importância dos espaços verdes para a sensação de bem-estar, mas um novo estudo mostra que a cor azul também pode ter um papel fundamental na hora de fazer frente a tempos difíceis.

Investigadores do Instituto de Saúde Global de Barcelona estudaram os benefícios de diferentes ambientes no humor e descobriram que pequenas caminhadas perto da água são especialmente úteis. Por outras palavras, a melhor maneira de combater a sensação de tristeza é passar um tempo em espaços azuis – perto de uma praia, lago, rio ou mesmo de algumas fontes.

Para o estudo, 59 participantes foram convidados a passar 20 minutos por dia em certas atividades de relaxamento ao longo de três semanas. Os cientistas mediram a pressão arterial e a frequência cardíaca dos participantes antes, durante e após cada um dos períodos de 20 minutos. Os questionários forneceram informações sobre os estados emocionais envolvidos nas atividades de cada dia.

Vimos uma melhora significativa no bem-estar e no humor dos participantes imediatamente depois passearem no ‘espaço azul’, em comparação com caminhar num ambiente urbano ou descansar”, diz o coordenador do estudo, Mark Nieuwenhuijsen.

Além do humor, os investigadores dizem que os dados mostram melhorias nos níveis de energia e saúde mental dos participantes.

DOWNLOAD GRATUITO

Dignus4

(Irá receber um email com o link de download.)