quedas

Nova plataforma visa detetar e prevenir quedas de idosos através de sensores vestíveis

Investigadores da Fraunhofer AICOS e da Escola Superior de Enfermagem do Porto estão a desenvolver uma solução tecnológica que, com recurso a sensores vestíveis, visa detetar automaticamente quedas de idosos e, consequentemente, preveni-las.

Investigadores da Fraunhofer AICOS e da Escola Superior de Enfermagem do Porto estão a desenvolver uma solução tecnológica que, com recurso a sensores vestíveis, visa detetar automaticamente quedas de idosos e, consequentemente, preveni-las, revelou hoje, dia 7 de julho, a responsável.

Em declarações à agência Lusa, Joana Silva, investigadora da Fraunhofer AICOS, explicou que o projeto, intitulado FRADE, visa desenvolver um sistema tecnológico para “monitorizar o movimento, detetar quedas e avaliar a atividade física de idosos”.

Já é sabido que as quedas são um dos maiores problemas da população idosa no domicílio e em instituições. Por isso, esta solução tecnológica foi uma oportunidade que identificámos nesta área para conseguir conciliar três tecnologias para três propósitos diferentes, mas que se centram muito neste problema”, afirmou.

O sistema, que vai ser desenvolvido por investigadores da Associação Fraunhofer Portugal Research e da Escola Superior de Enfermagem do Porto até ao final do ano, integra várias componentes, entre elas, sensores vestíveis (‘wearables’), uma aplicação para computadores, outra para tablets e um portal online.

Segundo Joana Silva, os sensores vestíveis, que ainda estão a ser desenhados, mas poderão ter a forma de um “clip”, vão permitir recolher dados e monitorizar o movimento” dos idosos e, com base, na atividade física, “delinear uma estimativa do risco de queda”.

Paralelamente, uma vez “delineado o risco de queda” do idoso, o sistema vai disponibilizar um conjunto de exercícios de prevenção das quedas com base no programa de exercícios Otago, programa de prevenção de quedas “reconhecido mundialmente” pelos profissionais de saúde.

DOWNLOAD GRATUITO

Dignus4

(Irá receber um email com o link de download.)