tablets

Associação do Porto quer angariar 2500 tablets para ajudar doentes em isolamento

Um projeto dinamizado por uma ex-enfermeira propõe-se angariar 2500 ‘tablets’ para combater o isolamento social dos doentes Covid e não Covid internados nos hospitais portugueses do Serviço Nacional de Saúde.

Um projeto dinamizado por uma ex-enfermeira propõe-se angariar 2500 ‘tablets‘ para combater o isolamento social dos doentes Covid e não Covid internados nos hospitais portugueses do Serviço Nacional de Saúde, relatou hoje, dia 1 de julho, à Lusa uma das impulsionadoras, Luísa Machado.

A perceção de que, “pelo menos 10% dos doentes internados têm capacidade para fazer videochamadas, mas não têm equipamentos“, fez nascer o projeto “Estou“, promovido pela associação sem fins lucrativos “Semeiabraços”, sediada no Porto, acrescentou.

Os equipamentos destinam-se a “doentes internados e que têm as visitas dos seus familiares condicionadas“, explicou a responsável com base no conhecimento de “que existem muitas pessoas internadas nos cuidados paliativos que estão, neste momento, isoladas socialmente“.

O “Estou” surgiu em Portugal como um projeto de cidadania, inspirado no espanhol “Acortando la distancia“, e enquadrado no facto de a “pandemia do novo coronavírus não privar, apenas, os doentes com covid-19 de estar em contacto com os seus familiares“, explicou Luísa Machado.

O desafio surgiu de “um grupo de médicos portugueses“, sendo que todos “colaboram de forma voluntária, no sentido de angariar fundos para a aquisição de ‘tablets‘”.

Desse labor, contabilizou a ex-profissional de saúde, “conseguiram angariar 40 ‘tablets’, sendo que 21 foram já entregues a diversos hospitais e unidades de cuidados paliativos.

Na nossa plataforma online (www.estou.org), é possível não só aos hospitais inscreverem-se para receberem os equipamentos, mas também as empresas e pessoas em nome individual fazerem os seus donativos“, observou Luísa Machado.

revista dignus

DOWNLOAD GRATUITO

Dignus1

(Irá receber um email com o link de download.)