“Hoje ainda não é tarde”: campanha da CUF reforça Via Verde de Diagnóstico Oncológico

Face à redução do diagnóstico oncológico, registada a nível nacional, devido às medidas de confinamento, a CUF Oncologia vai reforçar, em todos os seus Hospitais, as Vias Verdes de Diagnóstico

Face à redução do diagnóstico oncológico, registada a nível nacional, devido às medidas de confinamento, a CUF Oncologia vai reforçar, em todos os seus Hospitais, as Vias Verdes de Diagnóstico. A ação, denominada “Hoje ainda não é tarde”, decorre entre os dias 1 e 15 de julho, e permitirá um acesso reforçado às Vias Verdes de Diagnóstico Oncológico de cancro da mama, cancro colorretal, cancro do pulmão e cancro da próstata.

A iniciativa da CUF Oncologia surge perante a consciência do momento que atravessamos e do seu impacto no diagnóstico oncológico. A Presidente da Sociedade Portuguesa de Oncologia e coordenadora de Oncologia Médica da CUF Oncologia, Ana Raimundo afirma que “é com preocupação que olhamos para a redução de cerca de 80% dos casos de cancro diagnosticados nos últimos três meses”, algo que “não significa que o número de cancros reduziu, apenas que o diagnóstico não foi feito, porque houve muitas pessoas que não foram ao médico nos últimos meses e não puderam fazer o seu diagnóstico”.

 “O diagnóstico e tratamento de cancro é urgente e não pode ser posto em espera”, alerta a oncologista, explicando que a rapidez, a antecipação e precisão serão as principais linhas de atuação desta iniciativa, que, aliadas à qualidade clínica das suas equipas, são fundamentais para o sucesso do tratamento e para um prognóstico favorável da doença.

A Via Verde de Diagnóstico de Cancro da CUF Oncologia é um processo de articulação de recursos multidisciplinares especializados que permite, num curto espaço de tempo, efetuar o diagnóstico de patologias oncológicas e desencadear o processo de tratamento, que permitirá um melhor prognóstico da doença. Este sistema destina-se a pessoas com suspeita de doença oncológica, por presença de sintomas, como a perda de peso não intencional ou nódulo palpável, ou ainda às pessoas que já estiverem na posse de um exame com alterações imagiológicas ou analíticas e não tiveram a possibilidade de o partilhar com um especialista adequado ao seu caso.

Para mais informações, aceda a www.cuf.pt/cuf-oncologia/via-verde-diagnostico-de-cancro, e para agendamento da Via Verde Diagnóstico de Cancro, contacte a linha gratuita da CUF Oncologia: 800 100 077

Assinatura Dignus

DOWNLOAD GRATUITO

(Irá receber um email com o link de download.)