respiratório

Fortalecer o Sistema Respiratório com técnicas simples

A Fisioterapia Respiratória tem como objetivo melhorar o Sistema Respiratório através do aumento da Capacidade Pulmonar e da Função Respiratória.

A Fisioterapia Respiratória tem como objetivo melhorar o Sistema Respiratório através do aumento da Capacidade Pulmonar e da Função Respiratória. Além disso, ajuda a promover a diminuição da ansiedade e o relaxamento do organismo.

Alterações anatómicas são também parte das mudanças que acontecem no corpo durante o envelhecimento. A caixa torácica é uma das zonas do corpo que sofre alterações anatómicas. Assim, a capacidade respiratória tende a ser alterada durante o envelhecimento.

Desta forma, estes exercícios simples, que podem ser feitos por qualquer pessoa (com poucas exceções), também são indicados para idosos. Idealmente, devem ser supervisionados por um fisioterapeuta e, em geral, cada exercício deve ser repetido entre cinco a dez vezes.

Antes da realização é sugerido consultar um médico ou fisioterapeuta, especialmente se existir algum problema de saúde.

1. Técnica Respiratória Fracionada

Objetivo: aumentar o volume de ar que entra nos pulmões.

Sente-se numa cadeira com a coluna reta. Inspire por um segundo, segure a respiração por dois segundos. Solte o ar esvaziando todo o pulmão. Para facilitar que todo ar saia, faça um bico com os lábios.

Posição: Sentado.

Contra indicação: Pessoas com problemas obstrutivos graves.

2. Técnica Respiratória Diafragmática

Objetivo: aumentar a amplitude da caixa torácica.

Sente-se numa cadeira com a coluna reta. Feche os olhos, coloque a mão sobre o abdómen e inspire lentamente pelo nariz, expandindo o abdómen. Depois de inspirar o máximo que puder, segure o ar durante dois segundos e expire lentamente.

Posição: Sentado.

3. Técnica Respiratória Abreviada

Objetivo: aumentar o volume de ar inspirado e estimular partes do pulmão que estejam subutilizadas. 

Sente-se numa cadeira com a coluna reta. Faça uma única inspiração profunda. Depois, solte apenas um pouco do ar e inspire mais um pouco. Faça essa combinação de inspirar e expirar o ar cerca de quatro vezes. Em seguida, expire completamente.

Posição: Sentado.

Sobre a Autora:

Jéssica Maria Ribeiro Bacha é fisioterapeuta formada pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais campus Poços de Caldas, especialista em Gerontologia pelo Instituto Israelita Albert Einstein, Mestre e doutorada em Ciências pela Faculdade de Medicina da USP. Membro da Sociedade Brasileira de Gerontotecnologia. Membro do Laboratório de estudo em tecnologia, funcionalidade e envelhecimento da Universidade de São Paulo (LETEFE).

Bibliografia:

www.tuasaude.com/fisioterapia-respiratoria

Schulz KF, Altman DG, Moher D. CONSORT 2010 Statement: updated guidelines for reporting parallel group randomised trials. BMC Medicine 2010;8:18.

Kido S, Nakajima Y, Miyasaka T, et al.: Effects of combined training with breathing resistance and sustained physical exertion to improve endurance capacity and respiratory muscle function in healthy young adults. J Phys Ther Sci, 2013, 25: 605–610.

SANTOS, T. C.; TRAVENSOLO, C. F. Comparação da força muscular respiratória entre idosos sedentários e ativos: estudo transversal. Revista Kairós Gerontologia, v.14, n. 4, p. 107-121, 2011.

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