A Desnutrição é um problema bastante comum entre as pessoas mais velhas, como resultado da má alimentação. Ou seja, é comum pessoas idosas comerem quantidades de nutrientes menores do que o necessário para a manutenção da própria saúde. Em menor escala, acontece também pelo envelhecimento não saudável que prejudica o metabolismo.
A Desnutrição associada a outras complicações de saúde é um dos principais motivos de internamento e/ou morte de idosos. Por isso, este tema é tão importante e recorrente.
Os principais motivos, além de económicos, que impactam negativamente a alimentação são as mudanças funcionais relativas à idade, tais como:
– O declínio gradual da capacidade física relacionada à mobilidade.
– Alterações fisiológicas, especialmente neurológicas, que alteram os sentidos como a visão ou o paladar.
– Doenças crónicas como a Diabetes, por exemplo.
– Isolamento social.
Todas estas alterações podem levar a mudanças nos hábitos alimentares e aumentar o risco de desnutrição por alimentação insuficiente. Ao mesmo tempo, declínios funcionais agravam-se e outras comorbidades podem aparecer. Desta maneira, o idoso entra num ciclo negativo de saúde.
A perda de mobilidade contribui para a Desnutrição à medida que dificulta o acesso físico do idoso aos alimentos.
Os sentidos do olfato e do paladar podem diminuir com o avanço da idade para algumas pessoas. Nestes casos, a experiência de comer torna-se menos agradável. Desta forma, estes idosos acabam por diminuir o interesse pela alimentação com o passar do tempo. Consequentemente, comem menos.
O isolamento social também contribui para a má alimentação, sendo comum que pessoas sozinhas deixarem de cozinhar para si. Passam a optar por soluções de alimentação mais simples como comidas pré-preparadas (que normalmente são nutricionalmente pobres).
Assim, é importante ter em mente todos estes fatores para evitar a desnutrição e as suas consequências.
Referência: The Role of Nutrition in Active and Healthy Aging – JRC Science and Policy Reports
Fonte: https://idosos.com.br/desnutricao-e-declinio-funcional-no-envelhecimento/
você pode gostar
-
Equipa da UC descobre mecanismo de plasticidade molecular na doença de Parkinson
-
Associação alerta para importância dos cuidados paliativos
-
Webinar sobre a vacina Covid-19
-
Dieta rica em alimentos fritos aumenta o risco de episódios cardiovasculares graves
-
“A Covid-19 é bem mais perigosa do que a vacinação”. Noruega dissipa dúvidas sobre efeitos adversos da vacina nos idosos