desnutrição

Desnutrição e Declínio Funcional no Envelhecimento

A Desnutrição é um problema bastante comum entre as pessoas mais velhas, como resultado da má alimentação.

A Desnutrição é um problema bastante comum entre as pessoas mais velhas, como resultado da má alimentação. Ou seja, é comum pessoas idosas comerem quantidades de nutrientes menores do que o necessário para a manutenção da própria saúde. Em menor escala, acontece também pelo envelhecimento não saudável que prejudica o metabolismo.

A Desnutrição associada a outras complicações de saúde é um dos principais motivos de internamento e/ou morte de idosos. Por isso, este tema é tão importante e recorrente.

Os principais motivos, além de económicos, que impactam negativamente a alimentação são as mudanças funcionais relativas à idade, tais como:

– O declínio gradual da capacidade física relacionada à mobilidade.

– Alterações fisiológicas, especialmente neurológicas, que alteram os sentidos como a visão ou o paladar.

– Doenças crónicas como a Diabetes, por exemplo.

– Isolamento social.

Todas estas alterações podem levar a mudanças nos hábitos alimentares e aumentar o risco de desnutrição por alimentação insuficiente. Ao mesmo tempo, declínios funcionais agravam-se e outras comorbidades podem aparecer. Desta maneira, o idoso entra num ciclo negativo de saúde.

A perda de mobilidade contribui para a Desnutrição à medida que dificulta o acesso físico do idoso aos alimentos.

Os sentidos do olfato e do paladar podem diminuir com o avanço da idade para algumas pessoas. Nestes casos, a experiência de comer torna-se menos agradável. Desta forma, estes idosos acabam por diminuir o interesse pela alimentação com o passar do tempo. Consequentemente, comem menos.

O isolamento social também contribui para a má alimentação, sendo comum que pessoas sozinhas deixarem de cozinhar para si. Passam a optar por soluções de alimentação mais simples como comidas pré-preparadas (que normalmente são nutricionalmente pobres).

Assim, é importante ter em mente todos estes fatores para evitar a desnutrição e as suas consequências.

Referência: The Role of Nutrition in Active and Healthy Aging – JRC Science and Policy Reports

Fonte: https://idosos.com.br/desnutricao-e-declinio-funcional-no-envelhecimento/

DOWNLOAD GRATUITO

Dignus4

(Irá receber um email com o link de download.)