telefone

Covid-19: Linha do Farmacêutico com apoio psicológico

A Linha de Apoio ao Farmacêutico disponibiliza a partir desta segunda-feira, dia 25 de maio, aconselhamento psicológico por telefone.

A Linha de Apoio ao Farmacêutico disponibiliza a partir desta segunda-feira, dia 25 de maio, aconselhamento psicológico por telefone, no âmbito da crise pandémica de Covid-19, segundo um comunicado hoje divulgado pela Ordem dos Farmacêuticos.

A iniciativa é uma parceria entre a Ordem dos Farmacêuticos e a Ordem dos Psicólogos para assegurar um apoio especializado.

Com recurso a especialistas em psicologia clínica e da saúde, com formação específica para intervir em situações de crise, a Linha de Apoio ao Farmacêutico visa proporcionar um aconselhamento psicológico breve a todos os farmacêuticos portugueses, podendo também referenciar ou encaminhar para outras respostas, sempre que necessário.

Os psicólogos estão capacitados para ajudar a lidar com o impacto emocional gerado pela pandemia de Covid-19, através de estratégias de gestão do humor e da ansiedade e da integração dos eventos causadores de stress na vida normal dos farmacêuticos”, lê-se no documento.

O objetivo é “aumentar a segurança e o desempenho psicossocial dos farmacêuticos, tanto na dimensão pessoal, como na esfera profissional, enquanto prestadores de cuidados ou gestores de equipas”.

A bastonária da Ordem dos Farmacêuticos, Ana Paula Martins, citada no comunicado, defende que a nova valência vem dar resposta a “uma necessidade crescente” entre estes profissionais, resultante de uma sobrecarga de trabalho e emocional, desde o início da pandemia.

Pretende-se, desta forma, antecipar situações de “burnout” e ajudar os farmacêuticos a lidar com as consequências da pandemia, na atividade profissional, na vida pessoal e familiar.

Através do número gratuito 800 219 219 será prestado atendimento confidencial e tiradas dúvidas que os profissionais de farmácia possam ter, durante sete dias por semana.

A linha está capacitada para prestar esclarecimentos em matérias do foro profissional, técnico e científico nas áreas assistenciais da profissão – Farmácia Comunitária, Farmácia Hospitalar e Análises Clínicas – e, a partir de agora, na área da Saúde Mental.

DOWNLOAD GRATUITO

Dignus4

(Irá receber um email com o link de download.)