endoscópicos

DGS atualiza norma sobre exames endoscópicos digestivos

A Direção-Geral da Saúde (DGS) divulgou uma atualização da norma sobre exames endoscópicos digestivos.

A Direção-Geral da Saúde (DGS) divulgou hoje, dia 14 de maio, uma atualização da norma sobre exames endoscópicos digestivos (endoscopias e colonoscopias), publicada a 6 de maio, por forma a diminuir o risco de transmissão e manter o controlo sobre a disseminação de Covid-19.

O documento apresenta os procedimentos a adotar na reorganização das unidades de técnicas de gastrenterologia e na triagem e circuitos dos doentes propostos para exames endoscópicos.

A DGS recorda que a Covid-19 “apresenta sintomatologia do aparelho digestivo até cerca de 50% dos casos, como diarreia, anorexia, náuseas, vómitos e dor abdominal”, que cerca de 15 a 50% dos casos podem revelar alteração das provas hepáticas e que o vírus SARS-CoV-2 “tem sido identificado nas fezes, pelo que existe possibilidade de transmissão fecal-oral”.

A publicação determina também a utilização de equipamentos de proteção individual pelos profissionais de saúde e quais as medidas a respeitar nessa área, bem como as regras de limpeza e desinfeção dos espaços.

Entre as recomendações, a norma estabelece, por exemplo, um forte investimento no cumprimento das medidas de prevenção e controlo da infeção, em especial o uso de equipamentos de proteção individual adequados pelos profissionais de saúde e a máscara em todos os doentes, que só deve ser tirada durante o exame.

Define ainda que a sala de pressão negativa só pode ser novamente utilizada depois de um período de 30 minutos e as restantes apenas após um intervalo de uma hora.

De acordo com a publicação, as salas onde se realizam os exames devem ser desinfetadas, assim como todas as superfícies de contacto, e as janelas abertas por 15 minutos. Na ausência de uma janela, será necessário aconselhamento técnico para avaliar a taxa de circulação do ar.

Para saber mais, consulte:
DGS > Norma nº 012/2020 de 06/05/2020 atualizada a 14/05/2020

campanha

DOWNLOAD GRATUITO

Dignus1

(Irá receber um email com o link de download.)