pele

Covid-19 e as doenças da pele

Tem uma doença dermatológica, faz medicação e tem dúvidas por causa da pandemia de COVID-19? Os dermatologistas respondem.

Tem uma doença dermatológica, faz medicação e tem dúvidas por causa da pandemia de COVID-19? Os dermatologistas respondem.

Autor: Dr. Diogo Matos (Dermatologia)

Tenho uma doença dermatológica. Será que tenho maior risco de ter infeção por Covid-19?

À luz do conhecimento atual, não parece haver maior risco de infeção por Covid-19 quando se tem uma doença dermatológica. Isto é verdade mesmo para as doenças ditas autoimunes, tais como a psoríase.

Mas eu estou a tomar um medicamento, um imunossupressor, sobre o qual me foi dito que diminuía as minhas defesas.

Mesmo nas doenças da pele sob medicação imunossupressora não parece haver maior risco de infeção por Covid-19.

E se ficar infetado por Covid-19, a minha medicação imunossupressora aumenta o risco de ter uma infeção mais grave e complicada?

Na ausência de evidência científica, assume-se que a infeção por Covid-19 possa ser mais complicada e com maior risco de mortalidade, sobretudo se houver outros factores de risco associados como hipertensão, obesidade, diabetes, doença respiratória.

Então, devo interromper a medicação imunossupressora da minha doença dermatológica?

Não. A suspensão preventiva deste tipo de medicação não está recomendada, pelo risco de agravamento da doença de base, sobretudo quando é feita por decisão autónoma, sem falar previamente com o seu médico. Só deve parar esta medicação se tiver infeção por Covid-19 comprovada.

Afinal o que posso fazer para evitar esta infeção por Covid-19?

Deve ter cuidados redobrados no que diz respeito às medidas de isolamento social.

Evite ao máximo sair à rua e o contacto com outras pessoas (fique em casa).

Solicite ao seu médico uma declaração atestando a sua especial necessidade deste isolamento, caso esta lhe possa ser útil no contexto profissional.

E não tome nenhuma decisão relativamente à sua doença dermatológica e à sua medicação sem consultar o seu dermatologista. Na rede Hospital da Luz os dermatologistas estão disponíveis através de videoconsulta, consulta telefónica e consulta presencial sempre que necessário.

Para mais informações e conselhos do Hospital da Luz sobre a epidemia pelo novo coronavírus Covid-19, visite: www.hospitaldaluz.pt/pt/hospital-da-luz/para-clientes/covid-19

Fonte: www.hospitaldaluz.pt/pt/guia-de-saude/saude-e-bem-estar/128/covid-19-e-doencas-da-pele

DOWNLOAD GRATUITO

Dignus4

(Irá receber um email com o link de download.)