linha

Linha «Sem Dúvidas» apoia diabéticos diariamente

Linha de apoio a diabéticos ativa, das 9h às 21h, todos os dias do ano.

A linha de apoio a diabéticos disponibilizada pela Unidade de Diabetes e Obesidade do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) contínua ativa e disponível durante o período de estado de calamidade devido à Covid-19.

Esta linha de apoio, denominada «Sem Dúvidas», funciona das 9h às 21h, todos os dias do ano, através do número 918768164.

Alargada em março de 2020 a todo o país, “em cerca de cinco semanas, a linha recebeu mais de 100 telefonemas tendo apoiado 68 pessoas”, destaca o centro hospitalar.

A maioria dos utilizadores desta linha de apoio (61.5%) tem acompanhamento habitual nas consultas de Diabetes do CHMT. Os restantes 38.5% dos contactos chegaram de vários pontos do país, desde Vila Praia de Âncora a Tavira e, até mesmo, de França.

Cerca de 22% dos contactos tinham o intuito de obter esclarecimentos sobre a Covid-19, nomeadamente em relação ao cumprimento das atividades laborais, medidas de proteção e isolamento social.

Cristina Gonçalves, Coordenadora da Unidade de Diabetes e Obesidade, salienta que “mais do que os números, é importante destacar que a linha telefónica permitiu esclarecer e tranquilizar doentes, evitar deslocações desnecessárias a centros de saúde e hospitais para a obtenção de receituário, avaliação de desvios do controlo metabólico e ajustes de medicação”.

Criada em 2008, a linha “nasceu da necessidade, sentida pela equipa de saúde da Unidade de Diabetes e Obesidade, de proporcionar à pessoa com diabetes, especialmente aos tratados com insulina, um acesso rápido e fácil a uma opinião ou a uma orientação e, assim, aumentar a segurança e a adesão a esquemas terapêuticos que são frequentemente complexos”, revela ainda a mesma responsável.

Para saber mais, consulte: CHMT > Linha de apoio aos diabéticos mantém-se ativa

DOWNLOAD GRATUITO

Dignus4

(Irá receber um email com o link de download.)