diabetes

Voltar à rotina mais fortes: FPAD apoia doentes a reorganizar a sua vida no contexto da pandemia por Covid-19

Sessão de esclarecimento online “Diabetes e Covid-19: voltar à rotina mais fortes” realiza-se no próximo dia 5 de maio pelas 19h00.

A Federação Portuguesa das Associações de Pessoas com Diabetes (FPAD), com o apoio da farmacêutica Novo Nordisk, realiza no próximo dia 5 de maio pelas 19h00 uma sessão de esclarecimento onlineDiabetes e Covid-19: voltar à rotina mais fortes” dirigida a pessoas com diabetes, cuidadores e familiares.

Emiliana Querido, Presidente da FPAD, explica que “sentimos necessidade de desenvolver esta sessão de esclarecimento online para dar resposta efetiva às questões reais que as pessoas com diabetes e os seus familiares e cuidadores sentem nesta fase que estamos a ultrapassar devido à pandemia por Covid-19, seja no enquadramento clínico, como laboral, legal, social e psicológico. Queremos ajudar as pessoas com Diabetes a lidar e reorganizar a sua vida, neste momento e no “novo normal” que ainda está por vir, da melhor forma possível”.

A sessão, aberta a todas as pessoas com diabetes e seus familiares, conta com a presença de representantes da FPAD e profissionais multidisciplinares que pretendem dar resposta às questões mais prementes que as pessoas com diabetes possam ter na reorganização da sua vida no contexto atual da pandemia por Covid-19.

O painel de oradores é composto por Helena Cardoso, médica endocrinologista, com uma intervenção sobre o que ainda é necessário saber sobre o Covid-19 e a diabetes para que os doentes se mantenham seguros e saibam gerir e controlar a doença nesta fase. A especialista abordará ainda as aprendizagens desta fase que podem ser aplicadas num futuro breve. A médica de família, Zita Lopes, fará uma abordagem ao papel da Medicina Geral e Familiar (MGF) na diabetes durante a pandemia, na avaliação e orientação da situação clínica, social e psicológica.

A sessão é ainda enriquecida com um olhar sobre a diabetes no contexto atual na perspetiva laboral, legal e social pela advogada Maria Pinhal e com a intervenção da psicóloga Soraia Monteiro, que fará uma abordagem sobre o impacto psicológico da pandemia e dará dicas sobre a melhor forma de cuidar da saúde mental e emocional e gerir a frustração do isolamento social.

A sessão termina com um momento aberto a todos os oradores de resposta às questões colocadas por doentes com diabetes e seus cuidadores ao longo do webinar.

O webinar “Diabetes e COVID-19: voltar à rotina mais fortes” decorrerá em simultâneo na  página de Facebook da FPAD (www.facebook.com/fpad.diabetes/) ou em https://diabetesecovid19webinar.com/.

campanha

DOWNLOAD GRATUITO

Dignus1

(Irá receber um email com o link de download.)