gerontologia

Estudantes de Gerontologia criam projeto de combate à solidão de idosos

“AVÓS 5G” assenta na companhia a séniores através do uso da tecnologia.

Quatro estagiários do curso de Gerontologia, da Escola Superior de Saúde do Vale do Ave, procuram séniores (acima dos 65 anos) que estejam sozinhos/isolados ou que não tenham qualquer retaguarda.

AVÓS 5G”, que assenta na companhia a séniores através do uso da tecnologia (Facebook, instagram, hanghouts, email, twitter, whatsapp, entre outros), ou, na falta da mesma, por contacto telefónico ou carta.

A equipa de estudantes, denominada “Team Geron4you”, explica que “para fazer face a este período de quarentena, fazemos ‘companhia’ online, enviamos notícias atualizadas diariamente, sugerimos atividades, enviamos músicas ‘discos pedidos’, esclarecemos questões associadas ao processo de envelhecimento e estabelecemos contactos em caso de necessidade de compra de medicamentos ou bens essenciais com os voluntários locais”.

Posteriormente, refere a equipa, “numa página de Facebook, promovemos o bem-estar físico, social e emocional, com exercício físico adaptado, artigos de poesia e pequenos contos, recitação de ladainhas populares, audição de música, esclarecimento de questões associadas ao processo de envelhecimento, comemoração de dias festivos, sugestão de filmes, entre outros. Acompanhamos também os cuidadores, formais ou informais, estando disponíveis para qualquer dúvida, questão ou receio”.

AVÓS 5G: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfSeKgtQP22QoKYDngET_TUdaFU4pQnwx2DdW5lGQqi1z7lAw/viewform

Facebook: www.facebook.com/teamgerontologia/

Créditos fotográficos: Sandra Ventura

DOWNLOAD GRATUITO

Dignus4

(Irá receber um email com o link de download.)