A Fundação Assistência para o Desenvolvimento e Formação Profissional (ADFP), de Miranda do Corvo, desafiou o país a criar o Dia Nacional dos Trabalhadores de Lares e Residências Sociais.
Em carta enviada ao Primeiro-Ministro, partidos com assento parlamentar, Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS) e União das Misericórdias, esta instituição do distrito de Coimbra defende a criação de uma “data anual de homenagem e comemoração do papel de grande importância” desempenhado pelos trabalhadores dos lares e residências sociais.
“O trabalho das Auxiliares, Empregadas de Quarto, Ajudantes de Lar, Ajudantes de Ação Direta é muito importante e esta importância é muitas vezes esquecida pela sociedade“, salienta o presidente da Fundação, Jaime Ramos, em comunicado enviado à agência Lusa.
Segundo o dirigente, “neste contexto da covid-19, mais se evidencia o significado de quem assegura o funcionamento das residências sociais para idosos, doentes crónicos, pessoas com deficiência“.
No comunicado, a Fundação ADFP avança que, já este ano, vai criar uma data de homenagem “ao trabalho anónimo dos profissionais dos lares/residências e estabelecimentos de assistência social e saúde“.
você pode gostar
-
Lares acolheram mais de mil idosos abandonados em hospitais
-
Covid-19: Região de Leiria não consegue contratar pessoas para apoiar lares
-
Covid-19: Catarina Martins alerta para surtos em lares e diz que “ninguém é descartável”
-
Covid-19: Equipas de lares vão precisar de apoio psicológico – provedor
-
Idosos em lares devem “recorrer preferencialmente” ao voto antecipado