médicos

Covid-19: Webinar dedicado a doentes hemato-oncológicos

A Associação Portuguesa de Leucemias e Linfomas (APLL), cumprindo a sua missão de formar e informar, promove, no próximo dia 14 de abril, terça-feira, pelas 18h00, um webinar subordinado ao tema “Medidas de precaução para doentes com patologias hemato-oncológicas”.

A Associação Portuguesa de Leucemias e Linfomas (APLL), cumprindo a sua missão de formar e informar, promove, no próximo dia 14 de abril, terça-feira, pelas 18h00, um webinar subordinado ao tema “Medidas de precaução para doentes com patologias hemato-oncológicas”, na página de Facebook da APLL: facebook.com/apllassociacao. O programa pode ser consultado em: www.facebook.com/apllassociacao/photos/a.270361886322466/4046537942038156/?type=3&theater .

Num contexto atual de Emergência Global de Saúde, os doentes hemato-oncológicos têm um novo desafio a enfrentar: viver com uma doença oncológica durante a pandemia do Covid-19. De facto, hoje, muitas são as questões e inseguranças que surgem a todos doentes.

Que precauções ter? O que está a ser feito para manter os padrões de tratamento dos doentes durante esta fase de pandemia e minimizar os riscos de contágio? Há nos hospitais circuitos dedicados para doentes suspeitos de infeção por Covid-19 como foi determinado pela DGS? Os testes para Covid-19 estão a ser realizados a todos os doentes oncológicos antes de cada ciclo de tratamento? Com as restrições atualmente impostas é seguro protelar as consultas de vigilância ou realizá-las por telemedicina? Quais as fases da doença ou tipos de doenças em que tal poderá ser realizado? São algumas das questões que serão respondidas durante este webinar.

Há pouca informação para os doentes oncológicos e os doentes sentem-se perdidos. Não têm indicação de quando é que as consultas, que estão a ser adiadas, se vão realizar, dado que não são remarcadas de imediato e isto deixa os doentes inseguros. Com todas as inconsistências que surgem nesta altura é importante falar com essas pessoas, explicar que precauções devem ter para se protegerem”, refere Isabel Barbosa, Presidente da APLL.

Este webinar será também importante para informar outros doentes oncológicos que se deparam com dúvidas e incertezas idênticas aos doentes com patologias malignas do sangue.

Este webinar, que no final terá também um tempo de discussão, é moderado por Isabel Barbosa, presidente da APLL, contará com a participação de Sérgio Chacim (IPO Porto), Herlander Marques (Hospital de Braga, APLL), João Forjaz Lacerda (CHLN, F. Medicina Lisboa, IMM) e de dois doentes que irão partilhar a sua experiência.

DOWNLOAD GRATUITO

Dignus4

(Irá receber um email com o link de download.)