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Nutricionista dá a conhecer cinco dos grãos mais saudáveis

Os grãos são elementos fundamentais para manter tanto a saúde como o equilíbrio. A questão é que quantidades de variedades estão disponíveis no mercado. O que comprar?

Os grãos são elementos fundamentais para manter tanto a saúde como o equilíbrio. A questão é que quantidades de variedades estão disponíveis no mercado. O que comprar?

A nutricionista Bruna Lyrio elaborou um ranking das cinco opções mais saudáveis de grãos. Estes são os mais nutritivos e reúnem o maior número de qualidades.

Aveia
Este é um dos alimentos com melhor custo-benefício, segundo a especialista. “A aveia é rica em fibras solúveis que ajudam no funcionamento do intestino e no contro da glicose, dando também saciedade”, explica.
A aveia é fonte de micronutrientes como ferro, magnésio, potássio, vitaminas do complexo B, fósforo e zinco. É um alimento rico em proteína e pode atuar na prevenção de doenças cardiovasculares.

Chia
Importante fonte de ómega 3 e compostos fenólicos (que possuem ação anti-inflamatória), a chia é um dos alimentos mais ricos em fibras.
Este grão auxilia no trânsito intestinal e aumenta a saciedade. Tem ação hipoglicemiante (reduz a glicose no sangue), anti-hipertensiva, cardioprotetora, antioxidante e anti-inflamatória.

Linhaça
A linhaça é uma das principais fontes de ómega 3 de origem vegetal, podendo auxiliar na prevenção do cancro de mama.
Rica em fibras que atuam no bom funcionamento intestinal, possui também potássio, fósforo, vitaminas do complexo B, ferro, zinco, manganésio e vitamina E.
Para evitar a oxidação de alguns nutrientes, é importante armazenar em local sem incidência de luz.

Feijão
É um dos alimentos mais ricos em ferro. Possui também fibras que auxiliam na redução do colesterol, no controlo da glicose no sangue e no funcionamento intestinal.
É uma importante fonte de proteína vegetal e do aminoácido lisina, que atua no sistema imunológico e na prevenção do aparecimento do herpes”, afirma a nutricionista. Pode ainda reduzir o risco de doenças cardiovasculares.

Quinoa
Muito usada como substituto do arroz comum, a quinoa possui mais proteína e menos carboidratos. É fonte de gordura mono e poli-insaturada e de micronutrientes como ferro, magnésio, postássio, vitamina E, zinco e vitaminas do complexo B.
Além de todos esses benefícios, a quinoa possui baixo índice glicémico e fibras, que ajudam no controlo da glicose do sangue e fornecem saciedade e energia por mais tempo”, conclui Bruna Lyrio.

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