Idosos isolados em casa. Saiba que medidas tomar

A Ordem dos Psicólogos lançou uma série de recomendações para os mais velhos e as suas famílias em situação de isolamento.

A Ordem dos Psicólogos lançou uma série de recomendações para os mais velhos e as suas famílias em situação de isolamento.

Se é idoso, tem de tomar medidas para se proteger de possíveis focos de contágio. Permaneça em casa e:

– Mantenha as rotinas domésticas: Levante-se à hora habitual, vista-se e faça as refeições a horas. Tenha uma alimentação equilibrada, beba muita água e faça algum exercício entre paredes – caminhe entre as divisões, levante-se do sofá várias vezes ao dia e realize exercícios simples. O isolamento não irá durar para sempre, mas é importante que neste momento se mantenha afastado de possíveis focos de contágio.

– Informe-se sobre a nova estirpe de coronavírus: Procure estar a par das notícias, mas limite a sua exposição ao fluxo mediático, de forma a evitar situações de alguma ansiedade e mesmo pânico.

– Peça ajuda: Numa altura como esta é importante que fale sobre este assunto com a família e a comunidade à sua volta. Se precisar de ajuda com alimentação, idas à farmácia, higiene, peça ajuda.

– Esteja atento a sintomas como febre, tosse e dores de cabeça: Sente que a sua saúde sofreu alterações nos últimos dias? Tem sintomas de gripe, como tosse, espirros, febre, dores musculares ou dores de cabeça? Ligue para o 808242424 e terá a opinião de um profissional de Saúde.

– Ligue para a família e amigos: Para combater a solidão e o tédio de estar fechado em casa, telefone para amigos e família. Tome a iniciativa e procure o contacto com o seu círculo de amigos e conhecidos. É uma das melhores formas de reduzir a ansiedade e a solidão.

– Pensamento positivo: É natural que uma situação de isolamento leve a estados de espírito mais depressivos, mas tente pensar positivo. Esta não é a primeira situação difícil da sua vida, irá aprender a lidar com ela. Faça o que mais gosta em casa, veja os seus programas preferidos, aproveite este tempo para explorar melhor o seu telemóvel e aprender a lidar com as novas tecnologias.

Fonte: www.expresso.pt

DOWNLOAD GRATUITO

Dignus4

(Irá receber um email com o link de download.)