Dia Mundial do Rim: 30% das pessoas com diabetes desenvolvem doença renal

Para assinalar o Dia Mundial do Rim, celebrado a 12 de março, é lançada uma campanha digital que pretende dar voz aos rins e ouvir os seus protestos em relação à diabetes. “Crónica re(n)al”

Para assinalar o Dia Mundial do Rim, celebrado a 12 de março, a Mundipharma com o apoio da Sociedade Portuguesa de Nefrologia (SPN) e da Associação de Jovens Diabéticos de Portugal (AJDP), vai lançar uma campanha digital que pretende dar voz aos rins e ouvir os seus protestos em relação à diabetes. Crónica re(n)al” é o nome do projeto que visa alertar para o facto de a diabetes mal controlada amplificar a doença renal crónica (DRC) e reforçar junto de doentes, cuidadores e profissionais de saúde, a importância da monitorização adequada da diabetes para evitar complicações renais.

Cerca de um terço das pessoas com diabetes desenvolvem doença renal crónica. Nesta “Crónica Re(n)al”, os rins surgem personificados e animados como se de uma mascote se tratasse. Cansados de filtrar e remover as toxinas do sangue, os rins perderam o filtro e protestam contra o seu inimigo comum: a diabetes.

A diabetes mal controlada é a primeira causa de insuficiência renal crónica terminal em Portugal. A diabetes pode afetar os vasos sanguíneos, provocando danos permanentes nos rins. Em 2012, 27,5% dos doentes em diálise apresentavam a diabetes como causa da doença renal.

DOWNLOAD GRATUITO

Dignus4

(Irá receber um email com o link de download.)