Federação Portuguesa de Natação apoia desporto sénior

Como principal patrocinador da FPN (Federação Portuguesa de Natação), a Santa Casa contribui com um apoio…

Como principal patrocinador da FPN (Federação Portuguesa de Natação), a Santa Casa contribui com um apoio determinante para o desenvolvimento das vertentes competitivas, organizativas e de formação, em que se inclui a Masters, Natação Pura, Natação Artística, Águas Abertas, Polo Aquático e Natação Adaptada.

O jornal Correio da Manhã falou com Bárbara Oliveira, da FPN.

Quantos atletas tem o Campeonato Nacional de Natação com mais de 65 anos?

Existem 14 escalões Master e sete a partir dos 65 anos. Temos 2290 nadadores da disciplina de Masters filiados na FPN (dos 25 anos aos 92 anos). Os escalões são de cinco em cinco anos e neste momento temos nadadores até ao escalão ‘N’ (90-95 anos).

Que benefícios a prática de natação tem nestas idades?

Realização de atividade física sem as contraindicações da carga corporal, excelente forma de exercício cardiovascular de baixo impacto para todo o corpo, atividade física continuada, fortalecimento do aparelho locomotor promovendo a flexibilidade e coordenação, alívio do stress.

E tem certamente poucas contraindicações.

Sim, as atividades aquáticas têm sempre menos impacto relativamente às restantes.

De que forma a federação apoia a natação sénior?

Os Masters são uma das sete disciplinas da Federação Portuguesa de Natação. Esta disciplina é composta por antigos nadadores que desejam continuar a ter uma prática desportiva de competição não inserida no alto rendimento, ou por amantes da modalidade que pretendem ter uma vida ativa.

Fonte: www.cmjornal.pt/

DOWNLOAD GRATUITO

Dignus4

(Irá receber um email com o link de download.)