Projeto em Coimbra desafia estudantes a combater solidão de idosos

Um projeto da Associação das Cozinhas Económicas Rainha Santa Isabel (ACERSI) pretende que jovens estudantes…

Um projeto da Associação das Cozinhas Económicas Rainha Santa Isabel (ACERSI) pretende que jovens estudantes do ensino superior façam companhia a idosos na Alta e na Baixa de Coimbra, de forma a combater a solidão.

A iniciativa, para além de contar com um programa intergeracional, tem também prevista a dinamização de várias oficinas, parte delas dadas por estudantes universitários, sendo financiado pelo prémio BPI, atribuído em 2019 à Associação, no valor de 40 mil euros, disse à agência Lusa a coordenadora e gestora do projeto, Teresa Sousa, da ACERSI, à margem da assinatura dos protocolos de parceria da iniciativa.

O programa intergeracional, intitulado ‘Avós & Companhia’, procura dar resposta a “muitos idosos que vivem sozinhos, em situação de isolamento”, contou a responsável.

Nesse sentido, o projeto pretende desafiar estudantes do ensino superior para visitarem e acompanharem os idosos ou darem resposta a alguma das suas necessidades.

Já a ‘Oficina dos Avós’ vai arrancar no início da próxima semana, com aulas de informática e Internet, costura criativa e ioga, afirmou, referindo que a maioria das oficinas decorre nas instalações da antiga Junta de Freguesia de São Bartolomeu.

Segundo Teresa Sousa, as aulas de ioga são dadas por uma jovem do ensino superior, estando também prevista a abertura de outras oficinas dinamizadas por estudantes universitários no futuro.

Apesar de o projeto ter como público-alvo idosos da Alta e Baixa de Coimbra, está aberto a qualquer interessado, vincou, assegurando que a iniciativa “não fecha a porta a outras situações”.

O projeto conta com a parceria da Associação Académica de Coimbra, a Associação Nacional de Gerontologia Social, a associação ATLAS, a Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação de Coimbra e a União das Freguesias de Coimbra.

DOWNLOAD GRATUITO

Dignus4

(Irá receber um email com o link de download.)