As farmácias estão a prestar aos portugueses, em todo o território, aconselhamento especializado para fazerem face ao surto epidémico de Covid-19.
A Associação Nacional das Farmácias (ANF) fez chegar às 2750 farmácias associadas informação científica sobre o vírus e as recomendações a prestar à população.
“Como maior rede de Saúde Pública em Portugal, temos o dever de ajudar a população a enfrentar esta crise com eficácia e tranquilidade”, declara o secretário-geral da ANF, Nuno Flora.
A ANF promoveu recentemente sessões de formação descentralizadas para preparar as equipas das farmácias. Todas as 2750 farmácias da rede da ANF receberam também documentação técnica, elaborada pelo CEDIME – Centro de Informação do Medicamento e Intervenções em Saúde, sobre a deteção precoce e o encaminhamento de casos suspeitos.
“O nosso primeiro objetivo é contribuir para conter ao máximo a transmissão do vírus em território nacional”, declara a gestora da Área de Literacia em Saúde do CEDIME, Lígia Garcia. “Por outro lado, acreditamos que o esclarecimento prestado pelos farmacêuticos é decisivo para tranquilizar e evitar o pânico entre a população”, acrescenta a farmacêutica.
A ANF está a produzir um milhão de folhetos com as principais medidas de proteção individual para serem distribuídos pelas farmácias de todo o país.
você pode gostar
-
Covid-19: Sociedade de Oncologia alerta que “o cancro não espera em casa”
-
Covid-19: Visitas ‘online’ no Hospital de Évora “aproximam” utentes e famílias
-
Covid-19: Município de Lisboa inicia programa de literacia para a saúde mental
-
O frio aumenta as dores de costas? Médico tira as dúvidas
-
Pfizer apoia investigações na área da Cardiologia