Os hospitais de Santo António e de São João, no Porto, “esgotaram a capacidade”, pelo que mais quatro hospitais na região norte foram ativados na noite de segunda-feira devido à epidemia de Covid-19, anunciou a diretora-geral da Saúde.
“Recebi um telefonema (…) que me disse que [os hospitais de] Santo António e São João esgotaram a capacidade”, disse ontem à noite Graça Freitas, durante o programa “Prós e Contras”, na RTP1.
A diretora-geral da Saúde referiu que, por essa razão, contactou com a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS Norte) para “ativar os outros quatro hospitais que estavam na retaguarda prontos para ser ativados”, sem especificar quais as unidades hospitalares.
Questionada sobre as razões pelas quais os hospitais de Santo António e de São João esgotaram a capacidade, a responsável da Direção-Geral da Saúde (DGS) explicou que os quartos de pressão negativa nestas unidades de saúde “têm lá outros doentes internados”, “os dois casos positivos” já conhecidos e também os casos “suspeitos que lá estão neste momento”.
Nesta terça-feira, dia 3, já estão identificados quatro casos com análises positivas para o novo coronavírus, todos a Norte, que aguardam a contra-análise do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA).
você pode gostar
-
Bluepharma anuncia lançamento das primeiras embalagens de medicamentos para daltónicos
-
Estudo indica que pandemia levou a declínio no rastreio de doenças cardiovasculares
-
Workshop: Demência desdramatizada e colorida
-
Covid-19: Sociedade de Oncologia alerta que “o cancro não espera em casa”
-
Covid-19: Visitas ‘online’ no Hospital de Évora “aproximam” utentes e famílias