Grupo de Proteção Sénior criado em Porto de Mós

Em Porto de Mós foi criado o Grupo de Proteção Sénior de Porto de Mós (GPS Mós), uma iniciativa que tem como objetivo garantir uma maior proteção aos idosos do concelho

Em Porto de Mós foi criado o Grupo de Proteção Sénior de Porto de Mós (GPS Mós), uma iniciativa que tem como objetivo garantir uma maior proteção aos idosos do concelho através de uma equipa multidisciplinar composta pela Câmara, a Proteção Civil, representantes da GNR, das instituições particulares de solidariedade social com respostas sociais para a promoção e proteção da pessoa idosa, da Saúde, entre outros parceiros.

Este é um projeto promovido pela autarquia que se destina a todos os cidadãos com mais de 65 anos, que sejam residentes no concelho de Porto de Mós, no distrito de Leiria, e que se encontrem em situação de isolamento social, solidão, marginalização, negligência ou maus tratos.

Em declarações à agência Lusa, a Vereadora da Ação Social, Telma Cruz, explicou que “este grupo já funciona desde setembro de 2018 [só agora o regulamento foi publicado] e surgiu das necessidades identificadas numa reunião da Plataforma Supraconcelhia Pinhal Litoral, onde se constatou que Porto de Mós era um dos concelhos que não tinha um grupo de proteção aos mais idosos”.

Já tínhamos a sinalização de idosos a viverem sozinhos ou isolados, vítimas de maus-tratos e sem condições mínimas de higiene e segurança. A criação deste grupo ajuda a encaminhar de forma mais célere os idosos identificados para as respostas sociais adequadas, como o apoio domiciliário ou até um lar se for caso disso”, salientou Telma Cruz.

Este grupo reúne mensalmente e discute as melhores soluções para as situações sinalizadas ou denunciadas que vão surgindo, e está previsto o desenvolvimento de ações de prevenção, responsabilizar os núcleos familiares pelos seus ascendentes e criar condições que favoreçam as relações com outras pessoas idosas, com a família e a comunidade, potenciando a rede primária de suporte.

Assinatura Dignus

DOWNLOAD GRATUITO

(Irá receber um email com o link de download.)