Centro Hospitalar com Equipa de Apoio Psicossocial para fase de doença e luto

Os cuidados paliativos do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN) foram reforçados com a criação de uma Equipa de Apoio Psicossocial (EAPS)

Os cuidados paliativos do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN) foram reforçados com a criação de uma Equipa de Apoio Psicossocial (EAPS) no âmbito do projeto Humaniza, financiado pela Obra social “La Caixa”. Esta equipa, constituída por dois psicólogos e dois assistentes sociais, iniciou atividade em janeiro de 2019 e conta agora com novas instalações junto da Unidade de Medicina Paliativa (UMP). Até novembro deste ano, foram já realizadas cerca de 650 novas consultas com pacientes e familiares e 1200 consultas de seguimento na fase de doença e luto.

A EAPS dá resposta às necessidades psicossociais e espirituais de doentes e familiares, na situação de doença crónica e avançada, no fim de vida e no luto. Vem ampliar a atividade assistencial da UMP e do Hospital de Dia de Oncologia, em regime de internamento, ambulatório e hospital de dia.

O apoio é prestado ao nível individual, familiar e/ou em grupo. Está também prevista a prestação de cuidados em contexto domiciliário, assim como o envolvimento do voluntariado e a realização de ações de formação para profissionais de saúde.

O projeto Humaniza está inserido no programa “Atenção Integral a Pessoas com Doenças Avançadas” da obra social “La Caixa”, inicialmente implementado em Espanha. Passados 10 anos, este compromisso foi alargado a Portugal, através da criação de 10 EAPS em todo o território português. O projeto de apoio psicossocial do CHULN foi um dos vencedores desse concurso. Pretende-se, com a continuidade deste programa, potenciar o acesso ao apoio psicossocial em cuidados paliativos, contribuindo assim para a humanização e qualificação dos cuidados prestados à pessoa em situação de doença avançada e seus familiares.

Assinatura Dignus

DOWNLOAD GRATUITO

(Irá receber um email com o link de download.)