Centro de investigação de demências nasce em Riba de Ave

o projeto do Centro de Investigação, Diagnóstico, Formação e Acompanhamento de Demências foi desenvolvido pela Santa Casa da Misericórdia de Riba de Ave

Com um investimento de cerca de 15 milhões de euros, o projeto do Centro de Investigação, Diagnóstico, Formação e Acompanhamento de Demências (CIDIFAD), desenvolvido pela Santa Casa da Misericórdia de Riba de Ave, teve início em janeiro de 2018 e pretende melhorar a qualidade da investigação nos diferentes processos e fases demenciais, proporcionando acolhimento, acompanhamento, assistência médica e cuidados especializados às pessoas com demência.

As instalações do CIDIFAD estão inseridas numa área de 43.500 metros quadrados, com 80 quartos individuais para as unidades de internamento e 12 quartos direcionados para estadias de curta duração a pessoas com demência. Permitem o descanso dos cuidadores e dos familiares. Existirá ainda uma ala com 8 quartos destinados aos familiares de pessoas com demência em situação de internamento, por um período de curta duração.

Esta estrutura de saúde da Santa Casa da Misericórdia de Riba de Ave terá também uma unidade de dia e apoio domiciliário para possibilitar todos os tratamentos especializados ao nível da alimentação, higiene pessoal, atividade diária e cuidados clínicos aos seus utentes que sofram de demência. As instalações do CIDIFAD terão ainda outras especialidades na área da investigação, apoio administrativo, formação e diagnóstico. A área total de construção é de cerca 14 000 metros quadrados, distribuídos pelos diversos espaços.

O CIDIFAD conta com a parceria do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto, tendo como base um elevado investimento na área da investigação, e da formação de profissionais e de cuidadores informais. Privilegia-se o apoio aos familiares.

Assinatura Dignus

DOWNLOAD GRATUITO

(Irá receber um email com o link de download.)