Cuidados a ter com os seus olhos

A 10 de outubro celebra-se anualmente o Dia Mundial da Visão

A 10 de outubro celebra-se anualmente o Dia Mundial da Visão. Este é um sentido fundamental para o ser humano, ajudando-o a ter uma perceção da realidade que o rodeia.

Tal como os restantes sentidos, devemos cuidar da nossa visão, preservá-la, e ter em conta que este é dos órgãos mais sensíveis do corpo humano.

Assim, partilhamos alguns cuidados que deve adotar para cuidar dos seus olhos:

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL É FUNDAMENTAL

Manter uma alimentação saudável e diversificada ajuda na absorção de vitaminas essenciais para otimizar a visão, destacando-se o consumo de fruta, vegetais (como alface e cenoura) e peixe.

PROTEJA OS SEUS OLHOS DOS RAIOS SOLARES

Os raios solares, principalmente os ultravioletas, são muito fortes para o olho humano e, como tal, recomenda-se a utilização de óculos de sol para proteger os olhos em qualquer altura do ano.

BEBA ÁGUA

Ao hidratarmos o nosso corpo estamos a hidratar os olhos. A hidratação é fundamental para os nossos olhos para que estes possam produzir lágrimas e proteger-se.

NÃO ESFREGUE OS OLHOS

Esfregar os olhos com força ou de forma intensa pode até aumentar a alergia ou danificar a córnea.

FAÇA UMA PAUSA DO SEU ECRÃ

Para o ajudar a cumprir esta pausa, pode usar a regra dos 20-20-20. Depois de cada 20 minutos, fazer uma pausa de 20 segundos e olhar para objetos que estão a 20 metros de distância. Seguir esta regra ajudará a evitar miopia e fadiga ocular.

DORMIR É FUNDAMENTAL

Sete a oito horas por noite é o mínimo de sono que devemos procurar para evitarmos ter os olhos secos.