Projeto “Cuidar de Quem Cuida” apoia cuidadores informais

A terceira fase do Projeto “Cuidar de Quem Cuida” encontra-se em desenvolvimento e pretende apoiar…

A terceira fase do Projeto “Cuidar de Quem Cuida” encontra-se em desenvolvimento e pretende apoiar 240 cuidadores informais do Norte do país, proporcionando formação, capacitação e acompanhamento personalizado.

Este projeto tem como objetivo principal implementar um programa de capacitação dos técnicos das instituições locais para a execução, em rede, das respostas de apoio a cuidadores informais. Para o efeito, o projeto prevê o envolvimento dos municípios para a realização de sessões de formação e workshops e o estabelecimento de um serviço de assistência mútua e de um gabinete de atendimento permanente ao cuidador informal.

Na terceira fase do projeto, que decorre entre abril de 2019 e março de 2022, os cuidadores informais preencherão um protocolo de avaliação em vários momentos da intervenção realizada, contemplando áreas como qualidade de vida, ansiedade e depressão, competência percebida para o cuidado informal. Os primeiros resultados serão apresentados em meados de 2020, sendo que haverá mais três fases de análise.

Esta iniciativa conta com a parceria do CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde, a Administração Central do Sistema de Saúde I.P. (ACSS) e a MAZE.

Deixe uma resposta

Assinatura Dignus

DOWNLOAD GRATUITO





(Irá receber um email com o link de download.)