Dia Europeu da Depressão (1 de outubro) – o que é a depressão?

No dia 1 de outubro também se assinala o Dia Europeu da Depressão

No dia 1 de outubro também se assinala o Dia Europeu da Depressão. Segundo a Organização Mundial de Saúde, a depressão é um dos principais problemas de saúde no mundo desenvolvido, sendo uma das doenças psiquiátricas mais comuns.

Apresenta sintomas recorrentes de tristeza, baixa autoestima, alterações no apetite, perda de interesse, insónias, perda de energia, entre outros. Existem diversos fatores de risco que podem contribuir para o desenvolvimento da depressão, como por exemplo histórico familiar, stress crónico, ansiedade crónica, disfunções hormonais, dependência de álcool e drogas, traumas psicológicos, doenças cardiovasculares, endocrinológicas, neurológicas, neoplasias, conflitos conjugais, entre outros.

O tratamento é importante para a prevenção do avançar da doença. Assim, existem diversos tratamentos possíveis para a depressão, incluindo-se nestes os medicamentos antidepressivos e a psicoterapia. Existem diversas classes de medicamentos que deverão ser sempre escolhidos pelo médico de uma forma individualizada. O suporte familiar e social é um complemento importante do tratamento selecionado pelo médico.