Novo centro gerontológico nasceu em Coimbra

A Unidade Psiquiátrica Privada de Coimbra (UPPC) inaugurou na passada sexta-feira, 20 de setembro, o seu centro gerontológico

A Unidade Psiquiátrica Privada de Coimbra (UPPC) inaugurou na passada sexta-feira, 20 de setembro, o seu centro gerontológico. As duas sessões de inauguração decorreram nas instalações da clínica e estiveram abertas ao público.

O novo centro gerontológico tem como principal missão dar resposta às necessidades crescentes de uma população cada vez mais envelhecida, de modo a garantir o seu bem-estar e qualidade de vida, não só facilitando o acesso a serviços e cuidados especializados, como também potencializando ao máximo a sua autonomia e independência durante o maior tempo possível”, afirma Unidade Psiquiátrica Privada de Coimbra , gerontóloga e coordenadora do centro gerontológico da UPPC.

Para isso, explica, “temos preparado um conjunto de serviços, nomeadamente orientação e aconselhamento para cuidadores informais e familiares de pessoas com demência, formação e consultoria para cuidadores formais e técnicos/profissionais da área do envelhecimento, assim como programas e atividades de estimulação cognitiva (individual ou em grupo) dirigidos a pessoas com e sem comprometimento cognitivo”.

A coordenação deste centro prevê a realização de diversas atividades no último trimestre de 2019 e durante o ano de 2020. Um dos destaques são os Encontros +Memória, nos quais os participantes desenvolvem conhecimentos, estratégias, dicas e exercícios que objetivam prevenir e retardar os efeitos do processo de envelhecimento. Estes encontros têm início no próximo dia 2 de outubro. O ciclo de workshops da Estratégia de Promoção do Envelhecimento Ativo e Saudável da UPPC e as sessões “Conviver com a Demência” são outras iniciativas promovidas pelo centro gerontológico desta Unidade, que contam com datas marcadas até ao final do ano.