Solidão e não necessidade: a razão porque os idosos vão para o centro de dia

Um estudo elaborado pela investigadora Inês Santos revela que grande parte dos idosos vão para os centros de dia porque se sentem sozinhos

Um estudo elaborado pela investigadora Inês Santos revela que grande parte dos idosos vão para os centros de dia porque se sentem sozinhos, havendo falta de políticas de combate ao isolamento.

Em entrevista à agência Lusa, Inês Santos revelou que existem diversas políticas de apoio ao idoso, pensadas especificamente para a sua situação de fragilidade, mas faltam políticas pensadas para o combate ao isolamento.

Este estudo é o resultado de entrevistas realizadas a 67 idosos e ainda técnicos de ação social e dirigentes da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa ou outras Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) da zona metropolitana de Lisboa.

Esta realidade terá consequências tanto para os idosos como para a comunidade, desde logo porque as instituições irão ficar cada vez mais preenchidas, com menos vagas e menos atenção, por pessoas que poderiam estar fora de uma resposta social.

Assinatura Dignus

DOWNLOAD GRATUITO





(Irá receber um email com o link de download.)