Os benefícios do Pilates para idosos

Ao envelhecer o nosso organismo perde massa muscular, densidade óssea, faculdades

Ao envelhecer o nosso organismo perde massa muscular, densidade óssea, faculdades, tornando-nos assim vulneráveis a diversas doenças na coluna, articulações e no coração.

A atividade física para idosos é fundamental para manter tanto a saúde mental quanto a saúde física. O Pilates é uma atividade perfeita para idosos pois combina exercícios com baixo impacto, trabalha os músculos específicos a cada necessidade, a coordenação e o fortalecimento, além da conservação da massa muscular e condicionamento cardiovascular.

Trabalha principalmente corrigindo a postura, ativando a circulação e criando tensão nos músculos através de exercícios de alongamentos, auferindo ao corpo maior flexibilidade que ajuda na recuperação de articulações propensas a artrose e dores generalizadas. Trabalha igualmente músculos profundos, incluindo os que controlam o fluxo da urina e impurezas sólidas do corpo, prevenindo a incontinência urinária e fecal.

Mas há ainda um vasto conjunto de benefícios que a pratica desta atividade acarreta, como por exemplo:

● Alivia a dor;
● Alivia o stress;
● Previne lesões;
● Melhora os reflexos;
● Melhora a mobilidade;
● Melhora a flexibilidade;
● Permite uma maior perceção dos movimentos;
● Melhora o equilíbrio;
● Melhora a velocidade de andar;
● Melhora a autoestima;
● Ajuda na diminuição da depressão;
● Ajuda a manter o peso corporal;
● Fortalece os músculos das pernas e costas;
● Contribui para a manutenção e/ou aumento da densidade óssea;
● Ajuda no controlo da diabetes, artrite e doenças cardiovasculares;
● Melhora as reações posturais.

Assinatura Dignus

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