Há quanto tempo não vai a um oftalmologista?

Existem alguns sinais que indicam que chegou a hora de procurar um oftalmologista e manter os exames…

Existem alguns sinais que indicam que chegou a hora de procurar um oftalmologista e manter os exames oftalmológicos em dia podem ajudar a sua saúde. Como saber quando devemos consultar o oftalmologista?

1. Já há mais de um ano que fez o seu último exame

O oftalmologista deve ser visto anualmente, tal como a realização dos exames oftalmógicos que podem ajudar a detetar algum problema.

Ao olhar nos olhos, o médico recebe uma visão de perto dos vasos sanguíneos – o que pode sugerir o desenvolvimento de problemas como diabetes, pressão alta, colesterol alto e até mesmo, alguns tipos de cancro.

2. Tem dores de cabeça

Dor latejante, sobretudo atrás dos olhos ou sobrancelhas, significa que está a ter problemas a ver e concentrar-se. Muitas vezes, tudo o que precisa é de um par de óculos ou lentes de contacto para resolver o problema.

A fadiga ocular digital, muito causada pela luz azul do telemóvel e computadores, também pode dar dor de cabeça.

3. Tem dor de olhos

A dor aguda ou latejante que não desaparece significa que o seu olho está inflamado e que algo está a acontecer. Mas é importante fazer um exame oftalmológico para descobrir qual é o problema e como tratá-lo.

Pode ser uma infeção, olho seco ou um problema de sinusite.

4. Tem os olhos vermelhos e inchados

Isso é um sinal de conjuntivite que pode ser causada por uma infeção viral ou bacteriana, e é importante consultar um oftalmologista para saber o diagnóstico.

5. Percebe manchas ou flashes de luz estranhos

Se vir pequenas manchas escuras ou faixas onduladas de vez em quando geralmente não é um grande problema, especialmente se elas aparecerem depois de olhar para algo brilhante. Mas deve consultar o oftalmologista o mais rápido possível se, de repente, começar a ver muitas manchas ou se elas estiverem acompanhadas de flashes de luz.

6. Sua visão varia

Você vê bem num minuto e embaçado no próximo? Pode ser olho seco, astigmatismo não corrigido ou diabetes não tratada.