E quando o idoso não quer usar fralda…

A incontinência é uma condição embaraçosa e, muitas vezes, difícil aceitar e lidar, com os idosos a negarem a…

A incontinência é uma condição embaraçosa e, muitas vezes, difícil aceitar e lidar, com os idosos a negarem a sua utilização. Mas existem formas de incentivar os mais idosos a usar fralda geriátrica. A isso soma-se muita paciência, compreensão e um compromisso em defender a dignidade do outro.

  1. Tente não utilizar a palavra fralda, porque é algo que erradamente está ligado a uma peça de roupa para bebé ou criança. E nenhum adulto, independente física e mentalmente, gosta de ser tratado como um bebé. É importante ajudar os mais velhos a sentirem-se dignos e promover a sua cooperação, aumentando assim a sua auto-estima.
  2. Consulte um especialista porque a incontinência pode ter uma causa, como uma infeção do trato urinário, uma bexiga hiperativa, ou um problema subjacente mais sério, como problemas da próstata nos homens ou prolapso de órgão pélvico nas mulheres. O médico pode recomendar exercícios e procedimentos médicos que ajudem a controlar a incontinência e prevenir acidentes.
  3. Apele ao senso de vaidade, explicando que é mais embaraçoso cheirar a urina do que usar fralda. E procure uma solução absorvente, confortável e discreta que mantenha a dignidade, amplie a sua independência e melhore a sua aparência.
  4. Peça ajuda a uma terceira pessoa porque há muitos problemas que podem ser melhor abordados e aceites por um não familiar, um amigo de confiança ou um médico.
  5. Quando tudo o resto não funcionou, deixe-os resolver. Os idosos são responsáveis pelas suas vidas e escolhas diárias, e por vezes com o tempo eles arranjam a melhor solução e mais confortável para eles.