As vitaminas mais importantes

Importante para o crescimento ósseo e celular, nomeadamente das células da pele e da visão saudável…

As vitaminas mais comuns e essenciais para o funcionamento saudável do corpo são as vitaminas A, B, C, D, E e K.

Vitamina A

Importante para o crescimento ósseo e celular, nomeadamente das células da pele e da visão saudável. Os primeiros sintomas de deficiência incluem cegueira noturna e comprometimento da função imunológica.

Pode ser encontrada no fígado, cenoura, batata-doce, espinafre, abóbora, melão, pimentão vermelho e damasco.

Vitamina B

Importante na produção de energia a partir dos alimentos que come, formando glóbulos vermelhos e transportando ferro por todo o corpo. As vitaminas B12 e B6 tendem a receber mais atenção, e uma deficiência pode levar à anemia.

Boas fontes de vitamina B estão nos grãos integrais e cereais, legumes, frango, batatas, peixe e ovos.

Outro foco importante na família da vitamina B é o folato que pode ser encontrado nas verduras, legumes, grãos integrais, cereais fortificados e algumas frutas e vegetais.

Vitamina C

É um antioxidante que auxilia na produção de colagénio para o crescimento dos ossos e da pele e auxilia na cicatrização de feridas, tal como na redução do risco de cancro.

A vitamina C pode ser encontrada em alimentos como frutas (especialmente frutas cítricas), tomates, pimentões, morangos e brócolos.

Vitamina D

Tem um papel fundamental no crescimento e desenvolvimento ósseo e tem sido recentemente associada à prevenção/ desenvolvimento de algumas doenças autoimunes.

Esta vitamina está presente em poucos alimentos, por isso há uma recomendação para tomar suplementos de vitamina D se uma pessoa não estiver a cumprir os requisitos diários recomendados. As melhores fontes alimentares são a manteiga, gema de ovo, peixe gordo e o fígado.

Vitamina E

É um antioxidante que ajuda na prevenção de danos celulares dos radicais livres, ajuda a proteger os pulmões e as membranas das células vermelhas do sangue.

Pode ser tomado em forma de suplemento ou aplicado à pele, é mais frequentemente encontrado em fontes de alimentos como óleos vegetais, grãos integrais, sementes, nozes, germe de trigo e vegetais de folhas verdes.

Vitamina K

Ajuda na coagulação do sangue no corpo e uma deficiência pode causar sangramento e resultar em doenças graves. Não há suplementos mas há injeções de vitamina K que podem ser dadas nas pessoas com doenças mais graves.